fbpx

Servidores de São Paulo iniciam greve por tempo indeterminado na terça (30/09)

Após a maior paralisação já feita no TRE-SP, falta de negociação salarial pode afetar eleições

Os servidores do Judiciário Federal em São Paulo entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira, 30 de setembro, numa paralisação que pode afetar o primeiro turno das eleições.

A decisão foi tomada justamente no Tribunal Regional Eleitoral, na maior paralisação já realizada na história do tribunal com o maior colégio eleitoral do país. Veja o

da assembleia. Avaliações diárias sobre a continuidade da paralisação serão realizadas no próprio TRE, logo depois de iniciada a greve.

O Apagão desta quarta-feira (24), que incluiu ato público e assembleia geral extraordinária, esvaziou os prédios do Tribunal. Já na rua, a manifestação reuniu grande número de servidores também da Justiça Federal e da Trabalhista, inclusive do interior do estado e da Baixada Santista. “Parabéns aos que lutam!”, saudou Adílson Rodrigues, diretor da Fenajufe.

“Não temos notícias boas de Brasília; a notícia boa está aqui, em São Paulo”, disse o diretor do Sintrajud e servidor do TRE Maurício Rezzani, referindo-se à assembleia lotada.

Mas chegaram boas notícias de outros estados: o TRE do Paraná paralisou suas atividades nesta quarta-feira e em Minas Gerais cerca de 500 servidores cercaram o prédio do Tribunal. No Rio Grande do Sul, houve uma grande manifestação diante do TRE, com participação expressiva também de servidores da Justiça Federal.

<< Veja mais imagens do Apagão em nossa galeria de fotos >>

Não foi por falta de aviso

“Ou arrancamos o reposição [salarial], ou arrancamos o riso na cara da Dilma [Rousseff], da Marina e de todos os que estão se candidatando”, afirmou Elizaldo Veríssimo, diretor do Sintrajud e servidor do TRE. A frase ilustra a disposição da categoria: não deixar que o processo eleitoral seja realizado à custa de servidores que estão há oito anos sem reposição salarial.

“Avisamos o governo federal, com dois anos de antecedência, para negociar o nosso projeto salarial e não tumultuar as eleições”, lembrou Adilson Rodrigues. “Foram muitos avisos, mas nada foi feito.”

Encerrada a assembleia, que fechou a rua Francisca Miquelina, no centro da capital, os servidores saíram em passeata até o cartório da 1ª Zona Eleitoral, na avenida Brigadeiro Luís Antônio, onde conclamaram os colegas a aderir ao movimento.

Adesão da JF e da JT

Agora, a categoria dedicará os próximos dias à organização da greve por tempo indeterminado. Os procedimentos jurídicos para garantir a legalidade da greve serão tomados, com o aviso às direções dos tribunais dentro do prazo legal de 72 horas de antecedência.

Após a assembleia geral, os servidores da JT e da JF realizaram reuniões setoriais e definiram os próximos passos da organização da greve em seus respectivos segmentos. “Cada um sai daqui como soldado, mas também como general”, definiu Antonio Melquíades, diretor do Sintrajud e servidor da JF.

No TRF-3, haverá uma assembleia setorial na segunda-feira (29), às 14h. Já nesta quinta-feira, lideranças da base vão se reunir às 14h30 para um arrastão em todos os setores do TRF-3.

Na JT da Barra Funda, a assembleia de organização da greve será na sexta-feira (26), às 13h. Nesta quinta, os servidores da Trabalhista vão se encontrar às 14h30 no saguão do Fórum Ruy Barbosa para fazer o arrastão em todo o Fórum.

Na Baixada Santista, servidores vão passar em todos os fóruns a partir desta quinta-feira (25), conclamando os colegas a participar da greve.

No ABC, assembleias diárias

A mobilização também será grande na região do ABC paulista, informou o servidor José Alexandre Paschoal, da JF de São Bernardo do Campo.

Ele disse que metade dos servidores da 1ª vara federal do município paralisou as atividades nesta quarta-feira e que a 2ª e a 3ª varas, além de outros setores, funcionaram apenas com o diretor, o chefe de gabinete e um servidor com função comissionada.

“Vamos fazer assembleias diárias, na quinta, na sexta e na segunda-feira”, afirmou Paschoal, após uma reunião com os colegas de São Bernardo em seguida à assembleia geral. “Também vamos passar em todos os setores do Judiciário Federal no ABC”, avisou.



Fonte: Sintrajud/SP, com fotos de Jesus Carlos

 

Pin It

afju fja fndc