fbpx

Saiba como foi o Apagão na Justiça Federal no Maranhão

Quem esteve presente ao Apagão na Justiça Federal em São Luís, na última quarta-feira (24/9), avaliou o atual quadro de mobilização nacional da categoria pelo reajuste. No mesmo dia (24/9), houve apagões nos órgãos do Judiciário Federal em várias partes do país. Em São Paulo, o TRE decidiu paralisar as atividades a cinco dias das eleições. Em Minas, marcha dos servidores acabou por “enterrar” a presidenta Dilma.

Como deliberação, ficou que a próxima reunião dos servidores para nova avaliação será em ASSEMBLEIA GERAL, no dia 9 de outubro de 2014,também na Justiça Federal do Maranhão, e no mesmo horário (13h30). A data é estratégica: será um dia após o encontro previsto e marcado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, com a categoria. Esse encontro foi marcado pelo ministro às vésperas de sua posse, na tentativa de demover os trabalhadores do ato previsto e que ocorreu durante a cerimônia (veja aqui).

Também ficou deliberado o texto, e já está circulando, do manifesto dos servidores, indicado durante o penúltimo apagão. Ele está disponível para adesão e divulgação pela rede social Facebook, e pode ser acessado AQUI.

Além da ASSEMBLEIA GERAL prevista para 9 de outubro, há outro evento nesse mês que deve ser acompanhado pelos servidores, que também podem se empenhar em convidar mais pessoas, especialmente militantes sociais e interessados em defender as instituições de maneira democrática.

No dia 3 de outubro, deve acontecer o julgamento da ação rescisória impetrada pela Assessoria Jurídica do Sindicato, que busca rever a condenação imposta pela justiça e que pode, se executada, fechar a entidade: o ex-presidente do TRT MA, denunciado pela prática de nepotismo e pagamento irregular de diárias durante os anos 1990 ganhou da justiça maranhense o direito à indenização milionária imposta ao Sintrajufe.

A ação rescisória com a qual o Sindicato busca rever essa condenação deve ser apreciada nessa data (mais informações aqui).

A Sessão das Primeiras Câmaras Cíveis Reunidas, na qual será julgada a ação, tem início às 9h do dia 3 de outubro, no Pleno do Tribunal.

Há um evento virtual que serve para divulgar a Sessão e para o qual todos podem confirmar sua presença e contribuir para também divulgar essa causa (além, claro, de comparecer na data ao TJ). Para acessar o evento, clique AQUI.

AGENDE-SE:

DIA 3 de outubro, 9h: Sessão do TJ na qual será analisada a Rescisória do Sintrajufe;

DIA 9 de outubro, 13h30, na Justiça Federal, na Areinha: ASSEMBLEIA GERAL para analisar a reunião ocorrida com o ministro Lewandowski, obter Informes e deliberar sobre a luta pelo reajuste salarial.

Fonte: Sintrajufe/MA

Pin It

afju fja fndc