fbpx

No Paraná, “apagão” do dia 24/09 foi um sucesso. O próximo será dia 01/10.

Os servidores das Justiças Federal e Eleitoral do Paraná promoveram um ótimo ato público em frente ao TRE-PR e Zonas Eleitorais da Capital e Interior, como não se via no Estado desde a luta pela aprovação do PCS de 2002. Houve ampla cobertura pela imprensa (TV, Rádio e Jornal), dando a visibilidade desejada sobre a situação crítica que passam os servidores com salários defasados e denunciando a intransigência do Executivo em negociar.

Na Capital, a adesão foi maciça e provocou o fechamento total do atendimento ao público nas varas dos prédios do bairro Ahú e Rua Voluntários da Pátria, preservando-se apenas as sessões das Turmas Recursais que já estavam agendadas. Mais de 200 servidores dos dois prédios foram levados de ônibus até à frente do TRE-PR e Zonas Eleitorais, onde promoveram apitaço, gritaram palavras de ordem e chamaram os colegas da eleitoral a aderirem, obtendo a adesão de pelo menos 15 servidores que foram recebidos como heróis no ato.

O ápice ocorreu próximo ao final da manifestação quando os servidores fizeram uma passeata em frente ao prédio onde ocorriam as audiências do Presidente do TRE, gritando “SENHOR PRESIDENTE! QUEREMOS SEU APOIO!” e “DOUTOR EDSON! QUEREMOS SEU APOIO!”, com a finalidade de sensibilizar a administração do Tribunal de que os servidores precisam de apoio e não de ameaças de punição, haja vista que é direito do trabalhador manifestar-se e fazer greve como dita a Constituição Federal. No Interior o sucesso se repetiu e o esforço em alguns casos foi grande, pois muitas Subseções e Zonas eleitorais decidiram participar em cima da hora, seguindo aquele velho ditado – “NUNCA É TARDE DEMAIS”. Participaram as Subseções de Apucarana, Campo Mourão (protesto com camisas de cor preta e colocação de faixas), Francisco Beltrão, Londrina, Paranaguá, Ponta Grossa, Umuarama – Zonas Eleitorais de Umuarama, União da Vitória e Zona Eleitoral de Xambrê.

PRÓXIMO APAGÃO

No final do ato em frente ao TRE-PR os servidores deliberaram por nova paralisação “apagão” que ficou a ser definida com base nos indicativos a nível nacional. Após contato com o diretor do SITRAEMG (Minas Gerais), Célio, e do SINTRAJUD (São Paulo), Adilson Rodrigues, restou estabelecido pela Coordenação do Sinjuspar que o novo “apagão” ocorrerá no dia 01/10 (quarta-feira), nos mesmos moldes do anterior, em frente ao TRE e Zonas Eleitorais da Capital e Interior, com ampla divulgação nos meios de comunicação. Tal definição visa buscar estimular os servidores da eleitoral a participarem, pois no ato de quarta (24/09), em São Paulo, houve adesão maciça dos servidores do TRE-SP que deflagraram greve por tempo indeterminado a partir de 30/09 (terça-feira). Como havia sido decidido na assembleia do dia 24/09 em frente ao TRE-PR, o Coordenador Geral do Sinjuspar, Paulo Cezar Silva dos Santos, contatou o Presidente da APAJUFE – Associação Paranaense dos Juízes Federais, Dr Anderson Furlan, na tentativa de costura de um movimento em conjunto no dia 29/09, data da paralisação dos Magistrados, no entanto, devido às pautas serem bem específicas, decidiram por não fazê-lo conjuntamente neste momento, mas procurando empenhar as duas entidades em lutas futuras na defesa da autonomia do Judiciário Federal.

Fonte: Sinjuspar/PR

Pin It

afju fja fndc