fbpx

“Ola”: recurso coreográfico “anima” atos dos servidores na luta pela reposição salarial

Ela é muito comum nos eventos esportivos. Estádios cheios, time da casa “bombando” em campo, conquista do título se aproximando, e os espectadores, entusiasmados e contagiados pela força da paixão pelo seu time do coração, executam a coreografia. De repente, abre-se uma fileira de braços para o alto e, em movimento contínuo e em aparente efeito dominó, espalha-se o gesto por toda a sequência das arquibancadas, até voltar para o ponto de onde começou. Aí, inicia-se outra rodada, numa inigualável expressão de alegria e emoção.

A origem da “ola”, informa a Wikipedia, enciclopédia livre disponível na internet, é disputada por quatro diferentes esportes, através dos três países da América do Norte. “Uma das hipóteses é de que a ola tenha surgido no Canadá, durante a disputa do National Hockey League, em 1980. Foi também introduzida em partidas da Major League Baseball em Oakland (Califórnia), em outubro de 1981. Na mesma época, a ola também era executada durante as partidas HOZERBOY de futebol americano em COPPER Seattle, Washington. Contudo, ganhou fama mundial somente em 1986, com a disputa da Copa do Mundo de Futebol, no México”, explica.

História à parte, a coreografia tem animado não só as iniciativas do esporte, mas vários outros tipos de eventos quando o objetivo é manifestar a descontração e a unidade do agrupamento de pessoas em torno de um objetivo comum. É o que já ocorreu, por exemplo, em alguns atos públicos realizados pelos servidores do Judiciário Federal em Minas na luta pela aprovação da reposição salarial (veja o vídeo abaixo). É uma forma de mostrar que a categoria está cada vez mais unida nessa luta e ciente de que, mobilizada e engajada, poderá conseguir a vitória final.

Está aí a dica para o ato público convocado para esta quarta-feira, 1º de outubro, a partir das 12h30, em frente do prédio dos Cartórios Eleitorais de Belo Horizonte (Avenida do Contorno, 7038, bairro de Lourdes). Todos lá: juntos no Apagão, unidos pelo fim da defasagem salarial da categoria e embalados pela “ola” para extravasar a satisfação por estarem, todos, sempre prontos para luta.

Veja o vídeo de um ato realizado em frente ao TRT da Rua Mato Grosso, em BH (para ver este e outros vídeos do SITRAEMG, clique aqui ou acesse o menu “Vídeos” na barra lateral direita do site do Sindicato).

Fonte: Sitraemg/MG

Pin It

afju fja fndc