fbpx

Democracia: durante todo o dia, a categoria foi às urnas decidir, em plebiscito, sobre desfiliação do Sintrajufe/RS da CUT

Ontem (26/11), a categoria teve atendida uma demanda de boa parte dos servidores: decidir sobre a desfiliação do Sintrajufe/RS da CUT. Conforme deliberação do VII Congresso Estadual do Sintrajufe/RS, em todo o estado, foram distribuídas urnas para que os servidores sindicalizados votassem no plebiscito respondendo à pergunta: "Você concorda com a desfiliação do Sintrajufe/RS da Central Única dos Trabalhadores (CUT)?". O sindicalizado teria de optar entre "SIM" e "NÃO". Aquela opção que receber mais votos será considerada a decisão legítima da categoria sobre a proposta de desfiliação da CUT.

Durante todo o dia, nas urnas nos locais de trabalho, na sede do sindicato e na urna volante, os sindicalizados votaram. Para a colega Virgínia Cypriano, das varas trabalhistas, "já que se trata de um assunto tão importante, é bom que seja decidido através de um plebiscito, essa é a forma mais ampla, que possibilita que mais pessoas participem da decisão". 

A colega aposentada do Anexo da JE Anisia Maria Flach Kislowski diz que o plebiscito toca em um assunto fundamental e que "há necessidade de cada sindicalizado manter a consciência sobre a importância de o sindicato ficar vinculado à CUT e às lutas da central". Na opinião de Doris Bastos Machado, do TRT, com o plebiscito, o sindicato está oportunizando que a categoria toda faça a escolha. "Acredito que a vontade da maior parte dos sindicalizados vai ser a favor da desfiliação", afirma.

Para o colega Fernando Fonseca, do TRE Duque, o plebiscito é o melhor instrumento para decidir sobre a desfiliação do Sintrajufe/RS da CUT. "Eu entendo, inclusive, que um Congresso também teria validade, mas não o mesmo peso. A CUT não serve mais, está muito atrelada ao PT e ao governo", afirma. "A gente não pode ficar sem uma filiação a central sindical, pois isso enfraquece as lutas da categoria; e, para mim, a CUT é a melhor entre as centrais que estão aí", avalia o colega do TRF Luis Francisco Gonçalves Soares.

Lourdes Willers, da 1ª Instância da Justiça Federal, diz que a desfiliação é importante, porque a CUT não auxilia a categoria e se preocupa mais com o apoio ao governo e em manter cargos de dirigentes. Para o colega Gilberto Buchmann, também da 1ª Instância, "a CUT está completa e totalmente vinculada ao PT, partidarizada, e o Sintrajufe não pode ficar ligado a um partido, mas aos interesses dos servidores". A colega do TRF Viviane Ritta concorda que o sindicato deve ser apartidário e que "a CUT está ligada ao governo, tratando dos interesses do governo. Nosso sindicato tem de ser isento", afirma.

A direção do Sintrajufe/RS defendeu a desfiliação da CUT, como forma de resgatar a autonomia e a independência plenas do sindicato. No entanto, durante o VII Congresso Estadual do Sintrajufe/RS, a direção também defendeu a realização de um plebiscito, a fim de que cada sindicalizado pudesse manifestar sua opinião de maneira ainda mais democrática.

A apuração dos votos aguarda, agora, o retorno das urnas enviadas ao interior do estado, as quais retornarão por meio dos Correios e do malote da Justiça Federal. Tão logo recebidas as urnas, serão divulgados a data e o local da apuração, a fim de possibilitar que toda a categoria possa comparecer e acompanhar o resultado do plebiscito.

Fonte: Sintrajufe/RS, com texto e fotos de Alexandre Haubrich e Rosane Vargas

Pin It

afju fja fndc