fbpx

Em reunião com Sindijufe/MT, deputado Valtenir anuncia que relatório dele será pela aprovação da isonomia nos cartórios

O deputado federal Valtenir Pereira (PROS/MT) visitou a sede do SINDIJUFE-MT e durante a reunião que durou mais de uma hora com diretores do sindicato, na tarde de ontem (27/11), em Cuiabá, o relator do PL 7027/13 na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), anunciou que irá fazer um relatório favorável à isonomia dos chefes de cartórios.

O parlamentar também se prontificou para defender outros diversos projetos da Categoria, entre eles o da aposentadoria especial para oficiais de justiça e agentes de segurança, e o PL 7920/14, do reajuste salarial de todo o Judiciário  Federal

"É fundamental que as instituições tenham servidores públicos valorizados, e você começa a valorização pela remuneração. Exatamente dando a contra-prestração pelo esforço que o servidor público faz para que a sociedade, para o Estado, para que o poder público possa cumprir as suas funções, de prestar um serviço a toda a população", disse Valtenir, durante sua visita ao Sindicato, onde foi recebido pelo o diretor do SINDIJUFE-MT e coordenador da FENAJUFE Pedro Aparecido de Souza, juntamente com outros dois diretores do Sindicato, Rodrigo de Freitas Silva Araújo e José Roberto Magalhães Campos.

Durante a reunião o deputado manteve a mesma postura que já havia sido demonstrada em outras ocasiões, em contatos com o SINDIJUFE-MT. Um dos projetos que ele se comprometeu em apoiar é a emensa do mandato classista, que foi vetado pela presidente Dilma Rousseff.

"Todos os pleitos de valorização dos servidores são fundamentais, e nós estamos juntos, apoiando os servidores, para que essas demandas sejam atendidas e virem leis, para que possam repercutir positivamente na vida dos servidores do judiciário. Portanto, nós entendemos de fundamental importância apoiar as iniciativas dos sindicatos, das associações e dos movimentos organizados que lutam pela valorização dos servidores públicos. Por isso eu estou nessa caminhada, junto com o Sindicato de Mato Grosso", declarou Valtenir.

Projeto do reajuste

Ele enfatizou principalmente a questão salarial. "Sabemos que essa reposição salarial que vocês estão buscando é muito importante, e trabalharemos para que ela aconteça, pois assim a gente vai estar valorizando esses trabalhadores e trabalhadoras que fazem muito pelo país. Ajudam na prestação jurisdicional, fazem com que as decisões judiciais realmente cumpram o seu papel e fazem um resultado positivo lá na ponta".

"O deputado Valtenir já veio ao SINDIJUFE-MT outras vezes, e isso mostra a importância do nosso Sindicato, bem como a consideração que ele tem com a nossa Categoria", avaliou Pedro Aparecido de Souza, destacando que o Sindicato teve o comprometimento integral do parlamentar nas questões a ele apresentadas, defendendo sobretudo a aprovação do PL 7027/14, da isonomia dos cartórios. "Faremos esse contato com todos os políticos para todos os projetos da Categoria sempre que for necessário, pois isso é fundamental", disse ele.

Na avaliação do diretor do SINDIJUFE-MT Rodrigo de Freitas a reunião com Valtenir foi bastante produtiva, principalmente porque o deputado é o relator do projeto tão desejado pelos servidores da Justiça Eleitoral, que é a isonomia. "Conversamos e fizemos um bom diálogo com ele, no sentido de que não há nenhuma questão contrária à Constituição nesse projeto, que provavelmente vai estar sendo levado, ao nosso favor, nas próximas sessões".

Outro aspecto muito importante, segundo Rodrigo, foi o comprometimento do deputado em relação ao reajuste salarial dos servidores do judiciário federal. "Estamos há tantos anos com esse congelamento salarial, e o deputado se demonstrou muito sensível à causa, se comprometendo a buscar o diálogo com os demais parlamentares e com o Governo para a aprovação deste nosso projeto", disse ele.

O diretor do Sindicato José Roberto Magalhães complementou as declarações dos demais diretores. "Achei que a reunião foi muito interessante, principalmente porque o deputado demonstrou boa vontade ao vir até o SINDIJUFE-MT e manifestar apoio aos projetos de interesse da Categoria, envolvendo a aposentadoria especial para oficiais de justiça e agentes de segurança, envolvendo a questão do reajuste e também o projeto da isonomia dos trabalhadores dos cartórios eleitorais. Sabemos que o caminho é longo e difícil, mas o fato de termos o apoio de um parlamentar faz com que a gente tenha esperanças renovadas, de que todos esses projetos possam sair, efetivamente, desse estado de inércia e resoultar em algo produtivo e proveitoso para a nossa Categoria", considerou José Roberto.

Para José Roberto, o apoio de Valtenir é fundamental, tendo em vista que ele é um dos oito deputados da bancada de Mato Grosso, e principalmente porque ele se mostra disposto a defender os projetos da Categoria em Brasília.

Com a visita do relator do PL 7027/2013, o relatório pela constitucionalidade está garantido. Agora é lutar para ter quorum e pela aprovação no plenário da CCJC.

Na final de semana o SINDIJUFE-MT estará em Brasília, no sábado, participando do GTN - Grupo de Trabalho de Carreira através do diretor Pedro Aparecido.

No domingo haverá reunião ampliada da FENAJUFE e o SINDIJUFE-MT estará representado por Amer Kalil e Pedro Aparecido também  coordenador da FENAJUFE. Nesta reunião  será tirada uma posição dos Sindicatos sobre os próximos passos de luta ainda para este ano e para o próximo ano.

Na semana que vem o SINDIJUFE-MT estará em Brasília para acompanhar as votações no Congresso Nacional.

Fonte: Sindijufe/MT, por Luiz Perlato

 

Pin It

afju fja fndc