fbpx

Sinjufego sedia final da Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais

Está sendo realizada, na sede do Sinjufego, em Goiânia, a final da Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais, de 11 a 14 de dezembro de 2014. A competição é disputada em três etapas classificatórias, onde jogadores de todo o Brasil disputam as oito vagas da final.

Estão classificados para esta final, os enxadristas Tiago Polo, de Autinópolis/SP, André Marques e Vinícius Ricciere, de São Paulo/SP, Crisolon Vilas Boas, Davi Lopes e Jaderson Pontes, de Belo Horizonte/MG, Jeferson Lisboa, de Salvador/BA, e Rodrigo Silva, de Vitória/ES.

O xadrez para deficientes visuais tem algumas regras especiais. Tabuleiros e peças são adaptados para deficientes visuais, ou seja, as casas pretas do tabuleiros são em alto relevo, em cada casa existe um orifício onde as peças são encaixadas, através de um pino situado em suas bases, e as peças pretas tem uma saliência para que ao tocar o deficiente visual possa diferi-las das brancas.

O jogo é cantado, ou seja, ao fazer sua jogada, o enxadrista fala para o adversário o que jogou, assim como no jogo de batalha naval. Cada jogador utiliza seu próprio tabuleiro, onde ao ouvir a jogada do adversário, a reproduz.
Os jogadores podem anotar suas partidas em Braille, em tinta, ou podem gravar. Também podem ser utilizados relógios, que através de um fone de ouvido diz o tempo de cada jogador.

Fonte: Sinjufego/GO

Pin It

afju fja fndc