fbpx

Com 82,9% dos votos válidos, Sintrajufe/RS está fora da CUT

Não Publicado

Com 82,91% dos votos válidos, o Sintrajufe/RS está fora da CUT. No plebiscito realizado no dia 26 de novembro, todos os sindicalizados tiveram a oportunidade de decidir se o sindicato permaneceria, ou não, vinculado à Central Única dos Trabalhadores.

Por larga maioria, os trabalhadores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul definiram que o sindicato segue sem essa vinculação. Na segunda-feira, 1º/12, (LINK) foram apurados os votos da maioria das localidades; no entanto, algumas das urnas ainda não haviam chegado à sede do sindicato, e por esse motivo a apuração foi finalizada no dia de hoje. No total, foram 2.158 votos, dos quais 1.775 no "SIM" à desfiliação. Votaram na opção "NÃO" 366 colegas (representando 17,09% dos votos válidos). Além disso, houve quatro votos brancos e 13 nulos. 

"É um momento histórico, muito importante para a categoria, que aguardava há muitos anos por tomar essa decisão. O Sintrajufe/RS se soma ao grande conjunto de sindicatos que lutam contra governos e patrões independentemente de cor partidária, diferente da CUT, que não passa de um braço sindical dos governos do PT, defendendo um projeto eleitoral acima das pautas dos trabalhadores", afirma o diretor do Sintrajufe/RS Ruy Almeida.

A realização do plebiscito foi aprovada por meio de resolução do VII Congresso Estadual do Sintrajufe/RS, realizado nos dias 8 e 9 de novembro. De acordo com a resolução, o Congresso – única instância do Sintrajufe/RS que poderia deliberar sobre a desfiliação, nos termos do Estatuto – reconhece e ratifica como sendo sua a decisão emanada do plebiscito.

"A desfiliação da CUT representa um importante e histórico passo do Sintrajufe no sentido do resgate de sua independência e autonomia, requisitos indispensáveis para uma autêntica combatividade.", defende o diretor Cristiano Moreira. "A decisão direta na forma de plebiscito torna ainda mais democrático esse encaminhamento, e o percentual de 82,9% não deixa nenhuma dúvida de qual é a vontade da categoria: um sindicato sem amarras com o governo-patrão", finaliza.

Confira aqui a planilha de apuração dos votos.

Fonte: Sintrajufe/RS

Pin It

afju fja fndc