fbpx

Sintrajufe/RS participa de lançamento da campanha salarial dos servidores federais no RS, organizando a unidade na luta por conquistas e contra a retirada de direitos

O Sintrajufe/RS participou, na quarta-feira, 25, do lançamento da campanha salarial unificada dos servidores públicos federais. O lançamento teve reunião ampliada do Fórum de servidores no Rio Grande do Sul e ato nacional em Brasília, marcando a retomada das lutas conjuntas por reposição salarial, data-base e contra a retirada de direitos.

Diretores do Sintrajufe/RS e servidores da ativa e aposentados da categoria estiverem presentes no evento de lançamento no Rio Grande do Sul, no auditório do Sindisprev/RS, com boa participação das várias categorias participantes do Fórum Gaúcho dos Servidores Públicos Federais. Compuseram a mesa da reunião o diretor do Sintrajufe/RS Cristiano Moreira, a diretora da Assufrgs Bernadete Menezes, a diretora do Sindifaz Amalia Guimarães, o diretor do Sindiserf Marizar Melo, o diretor do Sindagri Antonio Venceslau Martins e a diretora do Sindisprev Silvia Regina Souza Vieira, que conduziu os trabalhos.

Representando o Sintrajufe/RS, o diretor Cristiano Moreira lembrou os "ajustes econômicos" desse início de segundo mandato do governo Dilma Rousseff (PT) e o arrocho salarial para destacar a necessidade de forte mobilização em 2015. Lembrou ainda que, ao mesmo tempo em que os trabalhadores perdem direitos e os servidores públicos têm perdas salariais, são aprovados facilmente reajustes e novos benefícios para as cúpulas dos Poderes. Cristiano citou diversos desafios que o conjunto das categorias do serviço público federal têm enfrentado: ausência de data-base, ausência de negociação coletiva, ataques à Previdência, ataques ao direito de greve, avanço da terceirização. Mas ressaltou: "são inúmeros os desafios, mas temos na mobilização a nossa força. Nossa capacidade de luta e mobilização está à altura desses desafios".

O diretor ainda citou como exemplos a seguir, a forte greve dos professores no Paraná, que impediram a aprovação do pacote de ajuste econômico pelo governo estadual, além dos metalúrgicos da Volks, cuja greve com 100% de adesão conquistou a readmissão de 800 trabalhadores despedidos. Cristiano também relatou aos presentes a situação dos servidores do Judiciário Federal, cujas perdas salariais nos últimos anos já se aproximam de 50%.

Durante as intervenções, o diretor do Sintrajufe/RS Ruy Almeida comentou o difícil cenário político nacional, com diversos ataques aos trabalhadores partindo do governo: "é um governo de direita", definiu, antes de apresentar um panorama da situação e das lutas da categoria. O diretor do Sintrajufe/RS Eduardo Dutra também falou no encontro, defendendo uma maior interiorização das ações da campanha unificada, de forma a contemplar os colegas que vivem longe das capitais.

Os demais componentes da mesa também fizeram referência às diversas categorias que têm se mobilizado em todo o país, assim como a juventude que vem tomando as ruas novamente em defesa do transporte público. Também foi lembrada a importância de que a campanha unificada dialogue com as necessidades do conjunto da população, que necessita e tem pedido serviços públicos de qualidade.

As críticas às mais recentes medidas do governo federal foram constantes. A preocupação com o arrocho e com a condução da economia, que vem sendo contrária às necessidades da classe trabalhadora, estiveram presentes durante todo o encontro. Os dirigentes sindicais ressaltaram que não se pode abrir mão de mais direitos. Porém, afirmaram que, com unidade, é possível resistir aos ataques e avançar na luta pela valorização dos servidores públicos federais.

Há poucos dias, o governo agendou reunião de negociação dos servidores com o ministro do Planejamento Nelson Barbosa, em Brasília, para o dia 20. Na atividade de ontem, ficou marcada para o dia 5 de março, às 14h, na sede do Sintrajufe/RS (Marcílio Dias, 660, Porto Alegre) a próxima reunião do Fórum Gaúcho dos Servidores Públicos Federais, onde serão avaliados os primeiros andamentos da campanha salarial e organizados os passos seguintes. Todas as categorias presentes foram convidadas também a se somar ao ato do dia 13 de março em defesa da Saúde Pública, em frente ao IPE, a partir das 14h.

Para discutir com a categoria a retomada da mobilização pela reposição salarial e demais itens da pauta de reivindicações, o Sintrajufe/RS realiza assembleia geral da categoria no dia 14 de março, às 14h30, no auditório das Varas Trabalhistas.

Fonte: Sintrajufe/RS

 

Pin It

afju fja fndc