fbpx

Sintrajufe/MA e demais sindicatos e movimentos sociais se unem para atos em São Luís

A Central Sindical e Popular, CSP-Conlutas, que reúne sindicatos de trabalhadores e movimentos sociais, está convocando nacionalmente para o dia 6 de março, sexta-feira, um dia de paralisações contra as políticas de austeridade que afetam milhões de trabalhadores e que retiram direitos, como os previdenciários e trabalhistas. A paralisação convocada pela Central é um primeiro momento que pode culminar com a chamada de uma greve geral nacional contra o que considera de ataques aos trabalhadores e ao patrimônio público, como as denúncias envolvendo a Petrobras e que, por outro lado, incentivam setores da oposição ao Governo Dilma a privatizarem a companhia. Em São Luís, para marcar a data convocada pela CSP-Conlutas, movimentos e sindicatos ligados a ela, como o Sintrajufe/MA, participam de um ato público na Praça Deodoro, no qual distribuirão panfletos alertando para o momento pelo que passa o país.

Na capital maranhense, o ato será realizado nesta sexta-feira, 6, com concentração a partir das 15h, na Praça Deodoro, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite.

Na pauta do Dia Nacional de Lutas e Paralisações, contam itens de reivindicação como:

- Contra o ajuste fiscal e as reformas dos governos federal, estaduais e municipais;

- Contra o projeto de lei das terceirizações;

- Fim das demissões e redução da jornada de trabalho;

- Defesa da Petrobras Estatal e pela punição e confisco de bens de corruptos desde o governo FHC;

- Contra os cortes no Orçamento e de verbas da educação e da saúde;

- Suspensão do pagamento da dívida aos banqueiros.

Mulheres em Luta

No mesmo dia, o coletivo formado por militantes e ativistas da Setorial de Mulheres da CSP-Conlutas, do Movimento Mulheres em Luta, Quilombo Raça e Classe, Quilombo Urbano, da ANEL (estudantes universitários), da Pastoral das Mulheres, do Coletivo de Trabalhadoras Rurais do Maranhão, realiza, também no Centro de São Luís, às 17h, o debate “O Estado e a Violência Contra as Mulheres”. A atividade, que acontece na sequência do ato público na Deodoro, está marcada para acontecer no auditório Chico Mendes (Rua das Hortas, 233 - Centro (fundos da praça Odorico Mendes

O debate marca as atividades do dia Internacional das Mulheres, marcando assim um dia de luta contra o machismo, a violência e a exploração.

Dia Internacional das Mulheres – Já no dia 8, como parte desse conjunto de ações haverá um grande ato para chamar atenção aos altos índices de mortes e estupros de mulheres no Brasil e no Mundo, e à necessidade de investimentos públicos em políticas de combate à violência contra a mulher e políticas para emancipação feminina, bem como para reivindicar creches públicas e gratuitas e salários iguais para homens e mulheres. O ato terá como ponto de encontro, o Amarelinho (entrada do Quebra Pote), que fica na BR 135, km 11, às 7 horas da manhã, do dia 08 de março.

Fonte: Sintrajufe/MA

 

Pin It

afju fja fndc