fbpx

Oficiais de justiça fazem manifestações em MT por reajuste da indenização de transporte

Fonte: Sindjufe-MT

Exatamente como vinham anunciando há dias para os tribunais e para a sociedade em geral, na última quinta-feira (23) os Oficiais de Justiça Avaliadores Federais do TRT-23 e da Justiça Federal de Mato Grosso se dedicaram à luta pelo reajuste da indenização de transporte. Após a bem-sucedida reunião  de quarta-feira (22) com a administração da Seccional da Justiça Federal, em que o diretor do Foro se comprometeu em desenvolver ações para minimizar a defasagem da indenização de transporte em Mato Grosso, na quinta-feira os oficiais de justiça tiveram reunião com o presidente do TRT-23, Edson Bueno, e também fizeram atos de protesto nos dois tribunais.

Melhor que isso, segundo a representante da Fenassojaf (Federação Nacional das Associações de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais), Juscileide Rondon, só mesmo se a adesão às manifestações tivesse sido maior, nacionalmente. Infelizmente, a maioria dos estados não conseguiu se mobilizar, e o protesto só acabou acontecendo em Mato Grosso e outros três estados. "Mas fizemos a nossa parte aqui em Mato Grosso", declarou ela.

Juscileide lembrou que o ato em Mato Grosso só foi possível graças à conjunção de três forças (Assojaf-MT, Sindijufe-MT e Fenassojaf). "Por mais que a gente não tenha conseguido encaminhar o ato nacionalmente, até por uma questão de falta de consciência crítica dos nossos colegas a nível nacional e de mobilização, num momento em que as mobilizações nacionais se encontram meio que acéfalas, eu acho que foi uma vitória termos conseguido parar aqui. Assim a gente pôde pelo menos refletir o que significa, para nós, melhorar as condições de trabalho. Acho, então, que é fundamental isso, e não deixar que a União se locuplete do que seria recursos para a nossa sobrevivência para uso em serviço. Não justifica a gente ficar colocando o nosso salário para cumprir mandado da Justiça Federal, sendo que neste ano o valor do orçamento do Judiciário Federal foi dobrado, e se não houver cortes deveremos ter um melhor orçamento para o Judiciário. É o que a gente espera que se concretize", concluiu ela.

Para o presidente da Assojaf-MT, Dilber Carrijo de Oliveira, a mobilização dos oficiais de justiça em Mato Grosso no ato de protesto contra a defasagem da indenização de transporte foi positiva e também superou as expectativas. "Acho que toda luta tem que ter um começo, e nós demos este pontapé inicial. Daqui em diante devemos fazer como disseram o diretor do Sindijufe-MT Pedro Aparecido de Souza e a representante da Fenassojaf, Juscileide Rondon, durante as manifestações de quinta-feira, de tentar contagiar os colegas para podermos fazer desse primeiro passo algo que realmente siga adiante e passe até para o resto do país. Só assim poderemos alcançar o nosso objetivo, que é o aumento da indenização de transporte", disse ele.

Na avaliação do diretor do Sindijufe-MT Marcelo Lincoln Evangelista, o ato promovido pelas três entidades (Assojaf, Sindijufe-MT e Fenassojaf) ocorreu dentro do que os oficiais de justiça esperavam, e a luta avançou. "Tivemos reunião com o presidente do TRT-23, Edson Bueno, e manifestações no TRT e na Justiça Federal, e em todas as ocasiões teve a participação de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais da JF e da Justiça do Trabalho", observou ele.

Reunião no TRT

Durante a reunião, em que os oficiais de justiça do TRT e da Justiça Federal se revezaram nas argumentações pelo aumento da indenização de transporte, o presidente do TRT-23 disse que aguardará o voto do relator da ação da indenização de transporte no CSJT, em sessão desta terça-feira (28),  pra se posicionar sobre o assunto.

Edson Bueno salientou que não pode assumir nenhum compromisso antes disso, mas afirmou que é sensível à causa dos oficiais de justiça, por entender que eles precisam ter qualidade de vida e que isso passa por melhorias nas condições de trabalho. Ele frisou que é favorável à melhoria nas condições de trabalho.

Para o desembargador, a estrutura de trabalho dos oficiais de justiça no TRT-23 é boa, e a realidade da Justiça Federal não se aplica ao TRT-MT. Mas ele declarou que solicitará  um levantamento das condições de trabalho dos oficiais de justiça nos outros regionais, para saber em que nível o TRT-MT está e o que precisa realmente ser feito em termos de iniciativa para melhorias dessas condições.

Muito embora destacando que existe a independência e autonomia entre o CSJT e o CJF (Conselho da Justiça Federal), Edson Bueno admitiu que uma definição positiva no CSJT quanto à indenização de transporte também poderá gerar melhorias das condições de trabalho dos oficiais de justiça da Justiça Federal de Mato Grosso.

Próximos passos

De acordo com o diretor do Sindijufe-MT e da Fenajufe, Pedro Aparecido de Souza, o próximo passo dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais deverá ser no sentido de tentar agendar as audiências que até agora a categoria não conseguiu. "Temos que trabalhar nacionalmente para reagruparmos todo mundo, pois sabemos que sozinhos não iremos conseguir nada", assinalou o sindicalista. "Como tivemos quatro estados que se mobilizaram,  daqui para a frente teremos que unificar todos, através da Fenassojaf, da Fenajufe, dos sindicatos e das ASSOJAFs. A ideia é esta", esmiuçou ele.

Outra ação importante, conforme Marcelo Lincoln, será aguardar a sessão do CSJT do dia 28, em que a indenização de transporte estará na pauta, e ver se o presidente do TRT-23 irá se posicionar a respeito.

 

Pin It

afju fja fndc