fbpx

Servidores do Judiciário Federal do Piauí entram em greve a partir de hoje

Fonte: Sintrajufe-PI

A greve geral do Judiciário Federal no Piauí foi reafirmada na assembleia geral de ontem (10/06), que contou com a participação massiva dos servidores. Foram mais de duzentos trabalhadores que manifestaram imensa vontade de lutar em busca da reposição salarial.  A greve foi deflagrada por tempo indeterminado com inicio nesta quinta-feira (11) no TRT (sede), com concentração a partir das 8 horas.

Na assembleia, foi nítida a vontade de vencer, pois os servidores estão cansados de enrolação e dispostos a ir à luta pela garantia da revisão do plano de cargos e salários. Todos votaram a favor da mobilização e construção de uma poderosa greve que fará tremer o Congresso e triunfar a reivindicação da categoria.

A grande mobilização acontece em todo o país. Já estão em greve por tempo indeterminado os servidores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais, Amapá e Tocantins. Outros estados, como Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Goiás, São Paulo, Ceará, Acre e Bahia, promoveram paralisação durante o dia de ontem, e muitos aprovaram nas assembleias a aprovação de greve por tempo indeterminado.

Parnaíba está forte na mobilização

O Sintrajufe-PI esteve em Parnaíba na segunda-feira, dia 8 de junho. E atendendo à solicitação reuniu-se com os servidores e pautou a importância da greve nesse cenário de desprezo do governo com a classe trabalhadora.  A reunião garantiu o estreitamento da relação entre o sindicato e os servidores de Parnaíba, que desde sempre estiveram na luta. Na ocasião, também foi informado o quadro nacional de mobilização da categoria, além da repassado os informes da mobilização em Teresina.

A reunião superou as expectativas, os servidores se comprometeram em construir uma grandiosa greve e também pararam as atividades nesta quarta-feira, dia 10.

As manifestações dos colegas durante o ato de ontem foram unânimes: somente com greve a categoria vai conseguir a aprovação do PLC 28/15 e somente com luta será possível quebrar a resistência do governo Dilma Rousseff (PT), que, até o momento, não se manifestou e nem apresentou qualquer proposta de negociação sobre a questão.

Destaques da assembleia

As falas dos presentes na atividade destacaram a importância de ampliar a mobilização, para iniciar a greve forte e avançar rumo à aprovação do PLC 28/15. Madalena Nunes, diretora da Fenajufe, destacou: “A conquista do plano depende da força e união dos servidores do Judiciário. Para a construção de uma greve que pressione o governo temos que parar tudo e lutar. A hora é agora!”.

Anatália Silva, em nome da Unidade Popular (UP), afirmou: “A luta é árdua, mas todos juntos conseguiremos acabar com a exploração e o sofrimento que são submetidos todos os trabalhadores do nosso país e do mundo. Vamos permanecer na luta, companheiros!”.

Para o colega da Justiça Federal, Donato Barros, “a luta é de todos” afirmou. Em seguida comentou que vários senadores já manifestaram apoio à reivindicação da categoria, mas a luta é que garantirá a vitória: “A luta tem que continuar cada vez mais fortalecida, pois vai depender de nós!”, comentou.

Francisco Gomes, diretor do Sintrajufe-PI, destacou que o dever de todos é lutar sem medo, pois só assim o plano avança: “O caminho é greve! Devemos seguir parados até que o nosso PLC 28/06 seja aprovado!”, enfatiza.

Saturnino Dantas, também diretor do Sintrajufe, afirmou em alto e bom tom: “Agora é greve! Estamos cansados de enrolação! Não existe do governo, nenhuma intenção de acordo com nossa categoria, é vã ilusão! Nós vamos lutar e conquistar, pois o momento é esse! ”.

Em nome dos estudantes, Willames, diretor da Ames (Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas), apresentou seu apoio à luta dos servidores e indicou: “Só a luta vai fazer o governo respeitar os trabalhadores e os estudantes desse país. Temos que lutar na rua!”.

Por fim, Pedro Laurentino colocou a sua opinião: “Os trabalhadores e as trabalhadoras do Judiciário vão fazer a maior greve já vista nesse país! É inadmissível o papel que o governo nos coloca. Nós estamos lutando pelo que é nosso, pelo que o governo nos nega. Estamos lutando por esse projeto desde 2006 sem retorno algum, pois bem, agora vamos para cima! É greve!”.

Após as falas, foi reafirmada a necessidade da unidade dos trabalhadores e hoje, dia 11/06, é dia de assembleia de greve.

Pin It

afju fja fndc