fbpx

Servidores do Judiciário Federal fazem passeata histórica pelas ruas do centro do Rio

Fonte:Sisejufe-RJ

Três mil e quinhentos servidores, segundo dados da Polícia Militar, tomaram as ruas do centro do Rio nesta quarta-feira (17/6) na Passeata #aprovajá pelo reajuste salarial do Judiciário Federal. O ato foi considerado pelo Sisejufe como o maior dos últimos 10 anos.

Delegações de todo o estado marcaram presença: Cabo Frio, Iguaba, Maricá, São Gonçalo, Itaperuna, Búzios, Itaguaí, Pádua, Queimados, Nilópolis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João, Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis, Campo Grande, entre outros municípios. Destaque também para os aposentados, que mostraram sua força no ato.

Servidora Nathalie discursa no carro de som

Servidora Nathalie Celestino Gouhie discursa no carro de som

A Justiça Eleitoral participou em peso. Nathalie Celestino Gouhie, da Zona Eleitoral de Duque de Caxias, comemorou o sucesso da manifestação. “Ver todos esses servidores juntos dá ânimo porque dentro das zonas eleitorais a gente fica sem termômetro da adesão. Na rua, a gente sente a força do movimento. Renova nosso gás para continuar a luta. Estamos atuando fortemente através da troca de mensagens eletrônicas. O email virou instrumento de greve. Todo dia passamos um balanço com o número de adesões e convocamos as zonas que ainda não paralisaram as atividades. Já somos 209 ZEs mobilizadas. Só faltam 40 a aderir”, disse.

Bruno Andrade (segundo da direita para esquerda) comemora o sucesso da passeata com outros servidores do TRE

Bruno Andrade (segundo da direita para esquerda) comemora o sucesso da passeata com outros servidores do TRE

 

Bruno Andrade, do TRE sede, afirmou nunca ter visto um ato tão grande em oito anos de Judiciário. “A ideia é fortalecer cada vez mais até nosso reajuste sair. Foi o primeiro passo para convencer os companheiros indecisos que só através da luta alcançaremos a vitória”, acrescentou.

Presidente do Sisejufe comemora sucesso da passeata e pede que servidor continue mobilizado

Valter Nogueira Alves, presidente do Sisejufe, atribuiu o sucesso da passeata à dedicação da categoria. “Agradeço o esforço de cada servidor e cada servidora que ao longo desses dias trabalhou intensamente para que a gente pudesse construir essa passeata linda que deu demonstração da nossa força. O presidente do sindicato lembrou que o PLC 28 representa mais do que as perdas salariais. Representa a não fragmentação da categoria. No ano passado, os servidores do STF articularam para tentar separar a carreira.

DSC_7408

Final da passeata em frente à sede do TRE-RJ

“Não podemos permitir que a data limite para a votação do PLC 28 no plenário do Senado, dia 30 de junho, seja ultrapassada porque o recesso do Legislativo está se aproximando.” Ele explicou que se a proposta de acordo do Executivo sair de fato na sexta-feira, o sindicato vai tensionar para que a data da votação seja antecipada. “É importante que os servidores do Rio e de outros estados que ainda não entraram na greve se juntem ao movimento. O funcionalismo do interior está dando exemplo de mobilização. Precisamos ampliar a greve e dar uma resposta efetiva ao Judiciário, Executivo e Legislativo. Só assim vamos garantir a vitória.”

 

TRT participa da passeata com pelo menos 600 servidores

Os preparativos para a grande passeata da categoria nesta quarta-feira (17/06) começaram cedo entre os servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Rio. Na Lavradio, por exemplo, os funcionários se organizaram em grupos para convocar andar por andar companheiras e companheiros a se engajarem na manifestação. Na Augusto Severo e na Gomes Freire também houve mobilização. E o trabalho rendeu frutos: pelo menos 600 servidores saíram da Lavradio em direção ao ponto de concentração na Candelária. Uma delegação da Justiça trabalhista de Cabo Frio também chegou para dar peso à manifestação.

Segundo o diretor do Sisejufe Luis Amauri, ficou combinado que os servidores de cada vara trabalhista da Lavradio fariam a convocação nos seus próprios andares . Na Gomes Freire, a dinâmica foi a mesma com os servidores percorrendo os locais de trabalho e chamando os funcionários a participarem da passeata. Na Augusto Severo também houve mobilização para engrossar a manifestação desta quarta-feira (17/06).

IMG_7288

Servidores do TRT Lavradio a caminho da passeata

Por volta das 14h40, um mar de gente seguiu em passeata por uma das calçadas da Rua do Lavradio. A multidão mobilizada entrou na Avenida Chile e pegou a Rua Uruguaiana até a Avenida Presidente Vargas para se juntar aos demais manifestantes de outros tribunais.

Durante a concentração em frente ao prédio da Lavradio, Luis Amauri informou que a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio (OAB-RJ) encaminhou documento ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), externando apoio incondicional ao movimento dos servidores do Judiciário Federal e à aprovação do PLC 28/2015 que está para ser votado pelo plenário da Casa. A previsão é de que seja apreciado no dia 30 de junho.

Pin It

afju fja fndc