fbpx

No Pará, categoria retoma greve por tempo indeterminado

Sindjuf-PA/AP

Os servidores do Judiciário Federal no Pará decidiram, na manhã desta segunda-feira (10), retomar a greve por tempo indeterminado, em prol da derrubada do veto nº 26 ao PLC 28/2015, projeto de recomposição salarial da Categoria. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no hall de entrada do TRE-PA, aberta pelo coordenador geral do Sindjuf-PA/AP, Severino Portilho Vilhena.

Com a decisão, as atividades desenvolvidas nas Justiças Eleitoral, Trabalhista, Federal e Militar deverão ser suspensas, a partir do dia 13/08/2015, próxima quinta-feira, por tempo indeterminado. A direção do Sindicato em cumprimento às exigências contidas em Lei, já trabalha para informar aos órgãos públicos e a população sobre a deflagração de greve.

Durante os debates da Assembleia o coordenador de Finanças da Entidade, Ribamar França, ressaltou que é importante reforçar, nesse momento, as mobilizações junto aos parlamentares. O coordenador também avaliou o resultado das mobilizações no Pará. “A bancada do Pará é uma das mais difíceis. Eu acredito que seja mais eficiente a mobilização nos gabinetes do congresso.”, concluiu Ribamar. O coordenador também alertou a categoria sobre as negociações entre o Supremo Tribunal Federal e o Executivo, acerca de propostas de recomposição salarial da categoria.

“Existe uma proposta de acordo entre o Executivo e o Judiciário, mas é bom que a gente tenha a noção da realidade de que o Supremo está indo contra a derrubada do veto. Até o dia 12 deve sair alguma proposta, mas não vamos ser chamados para discutir. Eles estão fazendo isso a nível de cúpula e inclusive não estão mais chamando a Federação para participar dessa discussão”. Disse Ribamar.

 Apoio declarado

Membros da comissão de greve informaram à categoria que na última sexta-feira (7) foi realizada uma reunião com o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) para solicitar apoio ao veto. Edmilson que já havia declarado publicamente apoio à luta da categoria manteve posicionamento favorável.

“Ele na verdade já tinha declarado apoio na Tribuna da Câmara. Nós levamos uma justificativa sobre o PLC 28 e ele falou que a bancada dele tá fechada para apoiar a derrubada do veto”, afirmou o servidor Alair Cabral Ferreira, membro da Comissão.  

Deliberações

A categoria elegeu durante a Assembleia dois representantes que serão enviados à Brasília com o intuito de intensificar as mobilizações em favor da derrubada do veto. No Pará, foram eleitos os servidores Cláudio Silva (TRE-PA) e Arcelino Barros (JF-PA). No Amapá, irão compor a comitiva os servidores Alexandre Santos e Sérgio Silva, além deles outros dez servidores se comprometeram a compor a comitiva e ir à Brasília com recursos próprios.

A greve da categoria no Pará deflagrada nesta segunda-feira (10) deverá iniciar na quinta-feira (13), com a realização de grande ato, que terá concentração em frente ao TRE- PA.

Fonte: Imprensa Sindjuf-PA/AP

Pin It

afju fja fndc