fbpx

Servidores do Judiciário Federal de Alagoas mantêm greve

Sindjus/AL

Os servidores do Judiciário Federal de Alagoas decidiram manter a greve, que já dura mais de 100 dias, durante a assembleia geral, realizada em frente ao prédio das Varas do Trabalho, na sexta-feira (25).

Tendo em vista que o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, marcou a apreciação dos vetos presidenciais, incluindo o veto 26, na próxima quarta-feira (30), a partir das 11h30, a categoria irá realizar atos públicos “Apagão no Judiciário” em frente ao prédio das Varas do Trabalho, a partir das 9 horas, na próxima semana. 

Também ficou decidida a realização de ato público pela derrubada do veto 26 ao PLC 28/2015 em frente ao Edifício Tartana, na residência do Renan Calheiros, na Ponta Verde, a partir das 9 horas, neste domingo (27). A categoria também fará manifestação em frente à residência do senador Biu de Lira que também reside próximo ao presidente do Senado. 

O coordenador Geral do Sindjus/AL, Paulo Falcão, ressaltou que o governo Dilma faz manobra política, repartindo cargos e ministérios para manter os vetos, embora “que o jogo político cria a disputa política partidária, a qual poderá beneficiar a luta da categoria”, opina. 

Comando de greve fará atos e Apagão no Judiciário pela derrubada do veto 

Os servidores de Alagoas decidiram realizar ato público e Apagão no Judiciário pela derrubada do veto 26 ao PLC 28/2015, que recompõe as perdas salariais de nove anos da categoria. 

O ato público “Apagão no Judiciário” ocorrerá na segunda (28), terça (29) e quarta-feira (30) da próxima semana em frente ao prédio das Varas do Trabalho, a partir das 9 horas. 

Na quarta-feira (30), além do Apagão no Judiciário, dezenas de servidores de Alagoas irão participar da caravana a Brasília para realização de Ato Público Nacional pela Derrubada do Veto 26. 

Na sexta-feira (02), haverá uma assembleia geral de avaliação da greve e definição das atividades de mobilização: 

Veja a programação da greve

Domingo (27) – Ato Público pela Derrubada do Veto 26

9 h – Em frente ao Edifício Tartana – Ponta Verde

 

Segunda (28) – Apagão no Judiciário

9h – Prédio das Varas do Trabalho

 

Terça (29) – Apagão no Judiciário

9h – Prédio das Varas do Trabalho 

 

Quarta (30) – Apagão no Judiciário

9h – Prédio das Varas do Trabalho 

 

Quinta (01) – Mobilização interna

10h – Sede do Sindjus-AL 

 

Sexta (02) – Assembleia geral de avaliação da greve.

9 h – Prédio das Varas do Trabalho 

Sindjus/AL adota medidas para evitar corte de ponto

O Assessor Jurídico do Sindjus/AL, Clênio Pacheco Franco Junior, informou que o sindicato está adotando as medidas administrativas e jurídicas contra o corte de ponto dos servidores grevistas por conta da decisão do Conselho Nacional de Justiça pela suspensão dos pagamentos dos servidores em greve. 

O advogado disse que os estados da Bahia e do Rio de Janeiro fez o pedido de suspensão do corte de ponto do Conselho Nacional de Justiça, que é extensivo a todos os servidores. 

O coordenador Geral do Sindjus/AL, Paulo Falcão, comentou o ofício do presidente do Tribunal Regional Eleitoral informando que irá adotar a orientação do CNJ, quanto a não abonar as ausências dos servidores grevistas no mês de setembro, mas que citava, no mesmo documento, o Enunciado do CNJ que faculta a compensação dos dias da greve. 

O sindicalista disse que irá informar ao TRE a decisão da ministra Regina Helena Costa do Superior Tribunal de Justiça que negou liminar com pedido de suspensão da greve dos servidores da Justiça Eleitoral. Em decisão, a ministra revelou que não ficou provada a ilegalidade do movimento, o que não a autoriza a adotar o pedido da União. 

O sindicalista destacou que se reunirá com a administração do TRE com o intuito de mostrar a importância do movimento grevista pela valorização dos servidores e que não houve prejuízo ao tribunal com a greve e, consequentemente, não havendo necessidade de corte de ponto e compensação do trabalho. 

Servidores elegem delegados para a Plenária da Fenajufe 

Os servidores do Judiciário Federal de Alagoas realizaram eleições de delegados, suplentes e observadores que irão participar da 14ª Plenária Nacional da Fenajufe, nos dias 23, 24 e 25 de outubro, em João Pessoa, na Paraíba. 

Na assembleia geral, realizada nesta sexta-feira (25), foram escolhidos o coordenador Geral do Sindjus/AL, Paulo Falcão (JF), a coordenadora de Comunicação, Vivianne Oliveira (TRE), e o servidor do TRT/AL João Carlos, o Joãozinho, e para suplentes e observadores Marcelino Gonzaga, Alex Cardoso, e o servidor Inaldo Aguiar. 

Na pauta da Plenária, serão discutidos o balanço da greve e da Campanha Salarial 2015, conjuntura, carreira, Plano de Lutas da categoria, além da prestação de contas de 2013/2014 e 2014/2015 da Fenajufe.

Pin It

afju fja fndc