fbpx

POVO NAS RUAS:Atos em todo o país animam a luta contra a reforma administrativa e o fim do governo; Sintrajufe/RS convocou e esteve presente

A onda que varreu o país no último sábado, 29, é do tamanho da indignação do povo brasileiro.

Mesmo em meio a uma pandemia, de norte a sul, mais de 200 cidades registraram atos públicos exigindo o fim do governo Bolsonaro, vacina, auxílio emergencial e empregosEm Porto Alegre, estima-se que cerca de 30 mil pessoas tomaram avenidas e ruas da capital.

Também houve atos em São Leopoldo, Santa Maria, Rio Grande, Pelotas, Taquara e dezenas de outras cidades gaúchas. No país, atos em São Paulo, Brasília, Recife, Salvador, Florianópolis, Rio de Janeiro e tantas outras que registraram o transbordamento da indignação.

Nas ruas, pessoas de todas as idades. Sindicalistas, estudantes, aposentados, artistas, ambientalistas, trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, do setor público e privado deixaram claro que não é possível aguentar nem mais um dia com este governo.

Já são mais de 460 mil vidas perdidas para a Covid-19 devido à política negacionista de Bolsonaro, à sabotagem na compra de vacinas e à recusa de se fazer testagem em massa. A tragédia é sanitária e também social: já são quase 15 milhões de desempregados e 100 milhões de brasileiros e brasileiras ameaçados pela fome.

Em meio a essa tragédia, o governo ainda tenta liquidar com os serviços públicos e as estatais. A PEC 32/2020 é um duro golpe justamente naqueles e naquelas que impedem que a crise seja ainda maior: os serviços e as servidoras e servidores públicos.

As mobilizações do dia 29 de maio aumentam a pressão sobre o governo e também sobre os parlamentares que até então não viam o povo manifestar sua opinião, fora um séquito negacionista com empresários e políticos ligados ao Planalto.

A mobilização pelo fim do governo deve prosseguir e aumentar, a luta contra a PEC 32/2020 também. O Sintrajufe/RS vai lançar, na primeira semana de junho, uma nova campanha contra a reforma administrativa, combinando a iniciativa de mídia com mobilizações de rua ao lado de outras entidades do serviço público, centrais sindicais e movimentos que lutam para livrar o país de um governo que arrasta todos e todas para o abismo.

Pin It

afju fja fndc