fbpx

Durante ato público, Sisejufe-RJ denuncia retaliação no TRE

Manifestação também celebra vitória em ação ajuizada para retorno de diretor à sede do tribunal

Com discursos indignados, manifestações de solidariedade, bolo e banda de música, a categoria do Judiciário Federal do Rio e a Direção do Sisejufe-RJ celebraram, na última quarta-feira (12), o retorno do diretor sindical Moisés Leite à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Há cerca de dois meses, o servidor – que exerce função de agente de segurança – havia sido removido do TRE, por meio de um ato administrativo, promovido pela atual gestão do desembargador federal Luiz Zveiter. A remoção do diretor sindical, junto com outros três funcionários da Justiça Eleitoral, aconteceu após a participação dos servidores em atos, assembleias e manifestações da luta pela aprovação do Plano de Cargos e Salários da categoria.

“Temos a necessidade de respeitar as autoridades. Desde um policial ao presidente eleito do tribunal. Todos merecerem respeito, mas os servidores também merecem. Respeito é uma via de mão dupla. Temos que conquistá-lo sim. Ainda que seja necessário ir ao Poder Judiciário para isso”, disse o diretor sindical, Moisés Leite.

Durante o ato público contra as práticas antissindicais em frente ao prédio do TRE, Moisés lembrou que os servidores e servidoras da Justiça Eleitoral foram atuantes no processo de mobilização da categoria pelo reajuste salarial. Entretanto, o movimento paredista sempre foi conduzido com tranquilidade. “Não havia necessidade alguma que a administração retaliasse a conduta de um diretor sindical ou qualquer outro servidor da Justiça Federal. Não havia necessidade dessas remoções”, disse Moisés Leite. Ele dedicou o primeiro pedaço de bolo ao servidor David Soares, que também foi removido, junto com outros dois agentes de segurança para cartórios eleitorais distantes do Centro.

O diretor sindical Roberto Ponciano explicou que a manifestação do sindicato não simbolizava apenas uma vitória em defesa de um diretor sindical, mas simbolizada toda a categoria do Judiciário Federal. “O sindicato está atento a qualquer ato de abuso de autoridade. Se houver qualquer ato, nós vamos para cima. Esse sindicato já sofreu processo cível por defender trabalhador e ganhou todos, porque nossa atuação é dentro da legalidade. Não é porque é o Moisés. A questão é que o Moisés representa agora toda a categoria. Ele simboliza cada um de nós”, explicou Roberto Ponciano. 

No fim do ato, a Direção Geral do TRE procurou a direção do Sisejufe na porta do prédio para conversar de forma amistosa. Os diretores presentes (Ricardo de Azevedo Soares, Pedro Paulo Leal, Roberto Ponciano, Moisés Leite e Valter Nogueira Alves) expuseram a insatisfação do sindicato e da categoria com a situação de perseguição e retaliação as práticas sindicais.

O ato em frente ao tribunal, também comemorou o fim da gestão do desembargador Federal Luiz Zveiter, prestes a terminar em poucos dias. Além disso, ainda fez repúdio ação de retaliação executada pelo assessor de segurança, o servidor Sérgio Luis Gonçalves Almeida. “Temos todo direito de dizer adeus a Zveiter. Com a saída dele, sai também todo o pessoal que veio junto com ele. São os últimos dias de pompéia, adeus Zveiter, já vai tarde”, finalizou o diretor Roberto Ponciano.

Clique aqui para ler o texto completo e ver fotos da manifestação.

Fonte: Tatiana Lima/Sisejufe-RJ

Pin It

afju fja fndc