fbpx

Sisejufe se une a movimentos sociais e estudantes em ato pela Democracia, no Centro do Rio

Sisejufe se une a movimentos sociais e estudantes em ato pela Democracia, no Centro do Rio

Manifestações aconteceram em várias capitais do país. Dia também foi marcado pela leitura da ‘Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito’.

Debaixo de forte chuva, sindicatos, trabalhadores, estudantes, integrantes de movimentos sociais e políticos mostraram, nesta quinta (11), no ato em defesa da Democracia, que não é qualquer obstáculo que vai afastar as pessoas da luta. Os manifestantes percorreram as ruas do Centro – da Candelária até a Cinelândia -, onde o evento foi encerrado. O Sisejufe estava presente com suas bandeiras e faixas. A secretária-geral do sindicato e coordenadora da Fenajufe, Fernanda Lauria, destacou a importância da manifestação. 

 

“Estamos aqui na chuva para dizer a Bolsonaro que não adianta tentar dar golpe porque não vamos deixar. Estamos aqui para defender a Democracia, as eleições, o trabalho dos servidores e servidoras da Justiça Eleitoral, dos mesários… o direito de votar do eleitor e de ser votado dos candidatos e, principalmente, para garantir que a vontade popular seja respeitada”, ressaltou a dirigente sindical.

Além de Lauria, participaram do ato a presidenta Eunice Barbosa e os diretores Lucas Costa, Juliana Avellar e Andrea Capellão. O evento, organizado pelas centrais sindicais, aconteceu em várias cidades do país, reforçando a mensagem de que o Estado Democrático de Direito precisa ser respeitado. A data escolhida, 11 de agosto, é carregada de simbolismos, uma vez que se celebra o dia dos estudantes e dos advogados. Neste dia, em 1827, foi promulgada a lei que criou os primeiros cursos jurídicos no Brasil.

Tomada pela emoção, a presidenta Eunice Barbosa recordou de outro fato histórico. Ela conta que há exatos 30 anos, estava no mesmo local participando do ato que culminou no impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.

 

“Era 11 de agosto, o ano era 1992, na TV estava sendo exibida a minissérie “Anos Rebeldes”… era a juventude que estava na Praça da Cinelândia com as caras pintadas e naquele momento nós sustentamos a Democracia. Hoje estamos aqui outra vez com a mesma garra. Temos essa responsabilidade,  junto com a juventude, de ocupar as ruas por Democracia”, declarou.

Carta às brasileiras e aos brasileiros

O 11 de agosto de 2022 também foi celebrado com a leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”. O manifesto, lançado no dia 26 de julho e assinado por mais de um milhão de pessoas, foi lido na Faculdade de Direito da USP e simultaneamente em outras universidades brasileiras. O documento foi lançado depois de seguidos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro. No Rio de Janeiro, a carta foi lida na Uerj, na UFRJ, na UFF e na PUC-RJ.

Pin It

afju fja fndc