fbpx

Sindjufe-BA entrega à DIREF Projeto de Translado para trabalhadores(as) da Casa

O Sindjufe-BA entregou à diretoria do Foro da Seccional da Justiça Federal (DIREF), nesta quinta-feira (11/5), um Projeto de Translado para trabalhadoras e trabalhadores da Justiça Federal da Bahia entre a estação do metrô de Pituaçu e o prédio sede da seccional, nos moldes do que é feito pelo TRT-5.

O documento foi apresentado pelas dirigentes Denise Carneiro e Marlene Pinho ao diretor do Foro, o juiz federal Durval Carneiro Neto. 

A intenção é facilitar a utilização do metrô como forma principal de transporte, para quem assim desejar. Atualmente, os ônibus que circulam gratuitamente pelo Centro Administrativo da Bahia não chegam até à sede da Justiça Federal, fazendo retorno no final do CAB. Assim, restam cerca de 2km de distância até o prédio sede da Justiça, um trajeto perigoso e cansativo, além de quem transita estar sujeito à chuva.

A pesquisa feita pelo sindicato no órgão retornou o número de 110 servidores que cogitam utilizar esse translado. Segundo a dirigente Denise Carneiro, “esse número tende a aumentar, pois a pesquisa foi feita antes da Portaria 481 do CNJ ser posta em vigência, e também porque esperamos que os terceirizados e estagiários sejam contemplados, cumprindo a função social do serviço público”. De acordo com o estudo apresentado no projeto do Sindjufe-BA, o transporte operaria nas duas jornadas (8h-15h e 9h-16h), entre os dois pontos (JF e estação), distantes entre si cerca de 3,5km, com tempo de translado de aproximadamente 5 minutos por trajeto.

O diretor do Foro foi receptivo à proposta, destacando a praticidade e sustentabilidade no uso do transporte coletivo. "Acho uma ideia bem atual e oportuna. Eu mesmo gostaria de usar o metrô", afirmou. Na avaliação do magistrado, o número de passageiros tenderá a crescer, após a disponibilização do serviço, mas ponderou sobre os custos da operacionalização. O juiz informou que vai abrir um PA/SEI direcionado aos setores envolvidos para analisar os custos e viabilidade do projeto. 

Não foi descartada pela DIREF a possibilidade de alterar a rota dos ônibus circulares que já estão ativos no CAB, estendendo o trajeto destes até o prédio da Justiça. A dirigente Marlene Pinho pontuou que a proposta encaminhada pelo sindicato tem o objetivo de atender a toda a categoria. "Se o Sindjufe-BA arcasse com esse transporte, ele estaria restrito a filiados, e nós queremos que seja algo para todas e todos". 

Acompanhe a atuação do seu sindicato e filie-se!

Sindjufe-BA - Gestão Unidade na Resistência

Pin It

afju fja fndc