fbpx

Sintrajuf-PE pede redução de horário em dias de jogos da seleção feminina

Sintrajuf-PE pede redução de horário em dias de jogos da seleção feminina

Equidade >> O Sintrajuf-PE solicitou aos tribunais alteração e redução do horário de expediente em dias de jogos da seleção nacional de futebol feminino. O documento argumenta que o pedido “se insere na compreensão de uma política de equidade de gênero e afastamento de qualquer discriminação, a que o Judiciário também está vinculado a perseguir, conferindo-se tratamento equivalente ao empregado diante da modalidade masculina, e de valorização, através da maior visibilidade, da referência futebolística feminina”, diz o texto.

A Copa do Mundo de futebol feminino será realizada na Austrália, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto de 2023, com 32 seleções participantes. De acordo com o calendário Fifa, na primeira fase da competição, a seleção brasileira jogará nos dias 24 julho (segunda-feira), às 8h, 29 julho (sábado), às 7h, e 02 de agosto (quarta-feira), às 7h.

Às vésperas da Copa, ganhou destaque na mídia a disparidade salarial entre atletas do sexo masculino e feminino. Seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo pela Fifa (entidade máxima do futebol), Marta ganha por ano menos de 1% que Neymar, que ainda não ganhou a láurea.

Ranking feito pelo jornal esportivo espanhol “Marca”, sobre as jogadoras mais ricas do Mundial, mostra a brasileira que atua na liga norte-americana pelo Orlando Pride.

Em contrapartida, Neymar fatura milhões por ano jogando pelo Paris Saint-Germain, segundo levantamento da Forbes com os atletas mais bem pagos do mundo — a única mulher da lista é a tenista Serena Williams, penúltima colocada à frente apenas do jogador de futebol americano Tom Brady.

O debate sobre a diferença salarial entre Marta e Neymar reflete o que acontece com milhares de mulheres em outras profissões no Brasil e foi o que levou a criação da Lei 14.611, que trata sobre a igualdade salarial e critérios remuneratórios entre ambos os sexos, sancionada pelo presidente Lula na última segunda-feira (3).

Pin It

afju fja fndc