fbpx

Plenária do Fonasefe indica Dia Nacional de Paralisação e nova jornada de lutas no serviço Público

Plenária do Fonasefe indica Dia Nacional de Paralisação e nova jornada de lutas no serviço Público

Evento reuniu Centrais Sindicais, entidades do Fonasefe e do Fonacate, com representantes de todo País; foi aprovado indicativo de paralisação com envio de caravanas a Brasília no dia 8 de novembro

A Fenajufe esteve presente na Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais ocorrida no sábado (7). Na pauta, a campanha salarial dos servidores do Executivo, PEC 32 e outros assuntos de interesse do funcionalismo público.

A atividade recebeu representações de entidades de servidoras e servidores de vários estados na capital federal para debater estratégias de atuação sobre a PLOA / 2024, campanha salarial do Executivo, contra a reforma administrativa (PEC 32/20) e a defesa do serviço público.

Pela Federação participaram a coordenadora Luciana Carneiro e os coordenadores Fabiano dos Santos e Manoel Gérson.

O conjunto de servidoras e servidores públicos reunidos reforçou de forma unificada a insatisfação com o andamento moroso do governo em atender as demandas das categorias apresentadas em reunião com a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).

Para os dirigentes das várias categorias presentes na atividade é preciso endurecer a luta, no sentido de forçar celeridade e efetividade do governo na condução dos trabalhos da “Mesa de Negociação”, que até o momento tem se mostrado frágil e escorregadia.

Além disso, fazer frente às tentativas das bancadas conservadoras no Congresso Nacional e de figuras como Arthur Lira (PP-AL) de pautar a PEC 32 a qualquer momento e aprovar medidas regressivas.

Entre outros temas que foram debatidos, os participantes discutiram a inclusão do funcionalismo na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, reestruturação das carreiras e equiparação de benefícios entre servidores e servidoras dos diferentes Poderes.

Além destes, foi consenso a unificação e fortalecimento da luta pelo arquivamento da reforma administrativa (PEC 32) e a revogação do conjunto de medidas que prejudicam o funcionalismo e a classe trabalhadora como um todo.

Com essa avaliação a Plenária indicou a construção de uma nova Jornada de Lutas. Nesse sentido, uma plenária unificada foi aprovada para ocorrer no dia 7 de novembro seguida de um dia de paralisação das categorias no dia 8 de novembro.

Com o mote "Governo, queremos respostas às nossas reivindicações!", a plenária indicou, ainda, realizações de assembleias estaduais para abrirem o debate sobre a possibilidade de greve no serviço público e o envio de caravanas a Brasília na mesma data.

Os coordenadores da Fenajufe reforçaram a importância de unificar a luta em defesa das pautas das trabalhadoras e trabalhadores dos demais Poderes por entender que a valorização do serviço público é defender os direitos da população.

Encaminhamentos

- 07/11 - Plenária Nacional Unificada dos Servidores Públicos – presencial em Brasília;

- 08/11 - Paralisação dos Servidores Públicos Federais; caravanas a Brasília - "Governo, queremos respostas as nossas reivindicações!"

É hora de construir assembleias de bases e organizar a agenda de luta unificada! Vamos à luta!

Valorizar os servidores é fortalecer o Brasil!

 

Joana Darc Melo

Pin It

afju fja fndc