fbpx

Fenajufe solicita audiência com Barroso para apresentar pauta de reivindicações da categoria

Fenajufe solicita audiência com Barroso para apresentar pauta de reivindicações da categoria

O documento enviado ao ministro conta com 12 itens prioritários, entre eles, a antecipação da terceira parcela da recomposição salarial


A Fenajufe solicitou uma audiência com o recém-empossado presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso, com o objetivo de apresentar a pauta de reivindicações das servidoras e servidores do Judiciário. O documento destaca, entre outros pontos, a antecipação do pagamento da terceira parcela da recomposição salarial – índice de 6,13% – em 2024.

O projeto de recomposição salarial foi aprovado no Congresso Nacional no fim do ano passado e concedido em três parcelas: 6% - 1º de fevereiro de 2023; 6% - 1º de fevereiro de 2024; e 6,13% - 1º de fevereiro de 2025 que cumulativamente totaliza 19,25%.

A antecipação do pagamento é essencial para diminuir as perdas salariais da categoria que já ultrapassam mais de 30%. Para se ter ideia, nos quatro anos de governo Bolsonaro, o reajuste dos servidores do PJU foi zero.

A pauta que conta com 12 itens prioritários, também inclui a reestruturação da malha salarial e a política de recomposição da categoria; estudos e propostas de atualização para as estruturas dos cargos/especialidades, áreas, competências e atribuições; desenvolvimento, qualificação e qualidade de vida no trabalho (QVT); o reenquadramento dos auxiliares; reajuste dos valores dos benefícios (auxílio-alimentação e assistência pré-escolar); teletrabalho, trabalho remoto, inovações tecnológicas e mudanças no processo de trabalho com impactos na carreira; bem como a regulamentação da polícia judicial, entre outros temas.

Confira a pauta completa AQUI.

Antecipa Barroso

A Fenajufe e Sindicatos voltaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira (19), para pressionar a Suprema Corte pela antecipação da terceira parcela da recomposição salarial dos servidores do PJU. Participaram as coordenadoras Lucena Pacheco e Soraia Marca, além dos coordenadores Paulo José da Silva e Fabrício Loguercio (plantonistas da semana). Da base, a coordenadora do Sitraemg/MG, Eliana Leocádia.

Os coordenadores também gravaram um informe, confira:

Mobilização permanente

A Federação também mantém uma mobilização permanente no aeroporto de Brasília, com faixas e cartazes, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades em relação à antecipação da parcela da recomposição. Nessas segunda-feira (23) e terça-feira (24), os(as) parlamentares que desembarcaram na capital federal também foram surpreendidos com um pedido da categoria pela derrubada dos vetos nº 10 e 25/23. 

Além do ministro Barroso, a Fenajufe também solicitou reunião com a secretária-geral do CNJ Adriana Alves dos Santos Cruz, o diretor-geral do STF Eduardo Silva Toledo. O objetivo é estabelecer uma linha de negociação com os novos representantes dos órgãos para que as demandas sejam atendidas.

 


 Fenajufe Agora

Com o lançamento dos “Canais” do WhatsApp no Brasil, servidoras e servidores do PJU e MPU já contam com uma nova funcionalidade para ficarem mais informados: o Fenajufe Agora, novo canal da Federação no aplicativo. Para receber as notícias da Fenajufe é muito simples: basta acessar o link abaixo e clicar em seguir no canto superior direito.

 Clique aqui para seguir o Fenajufe Agora

 Fernanda Miranda 

 

Pin It

afju fja fndc