fbpx

TJDFT envia ofício ao STF manifestando apoio ao anteprojeto de reestruturação da carreira do PJU protocolado pela Fenajufe

TJDFT envia ofício ao STF manifestando apoio ao anteprojeto de reestruturação da carreira do PJU protocolado pela Fenajufe

Declaração de apoio resultou de audiência ocorrida em 7 de fevereiro. No tribunal, a Federação defendeu a proposta de valorização da categoria


O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Cruz Macedo, enviou um ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF) em apoio ao anteprojeto de reestruturação da carreira das servidoras e servidores do Poder Judiciário da União (PJU). A Fenajufe recebeu essa boa notícia por meio de um ofício do chefe de gabinete da presidência do TJDFT, Ricardo Augusto B. Mendes, nessa segunda-feira (19). 

 

Leia na integra AQUI

A declaração de apoio resultou de audiência ocorrida em 7 de fevereiro. No tribunal, a Federação defendeu a proposta de valorização da categoria, apresentando as diretrizes estabelecidas para a construção do anteprojeto. Essas diretrizes foram elaboradas com base nas dificuldades e desafios enfrentados pelos(as) servidores(as) ao longo dos últimos anos. O processo teve início com os encontros com os Sindicatos de base em 2022, seguido pelo encontro nacional de carreira em maio de 2023, culminando na consolidação e aprovação da proposta na XXIII Plenária Nacional Ordinária da Fenajufe, realizada em novembro de 2023.

Entre os principais pontos da proposta estão: salário equivalente aos cargos do ciclo de gestão para os analistas; criação de uma carreira única para os três cargos; redução da diferença salarial entre os cargos de técnicos e analistas com a superposição de tabelas; reestruturação da regra dos adicionais de qualificação; Teste de Aptidão Física (TAF) e regulamentação da polícia judicial.

Leia o anteprojeto completo AQUI.

A Fenajufe tem dedicado todos os esforços na busca pela tão aguardada reestruturação da carreira das servidoras e servidores. Nesse sentido, já buscou apoio e diálogo junto ao STF, CNJ, TSE e Conselho da Justiça Federal (CJF), com a expectativa de que as autoridades responsáveis acolham a proposta da categoria e participem ativamente dos debates nos encontros do Fórum de Carreira do CNJ. Assim, a declaração de apoio do TJDFT representa mais uma significativa conquista da Fenajufe, e dos Sindicatos de base, em direção ao alcance desse objetivo que visa proporcionar melhores condições de trabalho e valorização à categoria.

Plano de Cargos e Salários

O anteprojeto de reestruturação da carreira será discutido de forma mais aprofundada no Fórum de Carreira do CNJ. Uma vez que é lá que o Plano de Cargos e Salários (PCS) será delineado como resultado dessas conversas. Posteriormente, o PCS será submetido pelo STF como projeto de lei ao Congresso Nacional para análise legislativa.

O anteprojeto foi formalmente protocolado no dia 14 de dezembro de 2023, tanto no CNJ quanto no STF. Saiba mais:

Fenajufe entrega anteprojeto de reestruturação da carreira no TJDFT

Quintos, TAF e anteprojeto de reestruturação da carreira: no CJF, Fenajufe leva demandas importantes e urgentes ao secretário-geral

Reestruturação da carreira: Fenajufe apresenta anteprojeto à secretária-geral do CNJ

Fenajufe apresenta proposta de reestruturação da carreira do PJU no TSE

Fenajufe participa de audiência com o DG do STF para tratar do anteprojeto de lei de reestruturação da carreira do PJU

Fenajufe protocola minuta de projeto de lei para reestruturação da carreira dos servidores do PJU

Resoluções: delegados e delegadas reafirmam unidade e aprovam proposta unitária sobre carreira


Fenajufe Agora

Com o lançamento dos “Canais” do WhatsApp no Brasil, servidoras e servidores do PJU e MPU já contam com uma nova funcionalidade para ficarem mais informados: o Fenajufe Agora, novo canal da Federação no aplicativo. Para receber as notícias da Fenajufe é muito simples: basta acessar o link abaixo e clicar em seguir no canto superior direito.

 Clique aqui para seguir o Fenajufe Agora

 

Fernanda Miranda 

 
Pin It

afju fja fndc