fbpx

Em dia de manifestação, Fenajufe acompanha movimentações em Brasília

Servidores Federais de todo o País começaram a se concentrar em Brasília na manhã desta terça-feira, 7. O encontro é parte das manifestações programadas até o dia 9 de abril, para pressionar o governo federal (Executivo, Legislativo e Judiciário) a atender a pauta de reivindicações dos servidores, apresentada em março deste ano.

Ao mesmo tempo, lideranças das 32 entidades que compõem o Fórum das Entidades dos Servidores Púbicos Federais, entre elas a Fenajufe, articulam encontros nos três poderes para discutir a pauta de reivindicações já protocolada no MPOG.

Pela manhã, o movimento iniciou a concentração na Catedral de Brasília e realizou um ato com os informes das entidades. Pela Fenajufe, o coordenador Saulo Arcangeli falou sobre as paralisações e atividades que estão ocorrendo nos estados durante a semana e das caravanas dos estados que estarão presentes em Brasília. Além da pauta de reivindicações dos servidores públicos serão realizadas atividades conjuntas com os demais trabalhadores atingidos pelo PL 4330/2004 e pelas MPs 664/2014 e 665/2014, que instituem novas regras para acesso ao Seguro Desemprego, PIS, Auxílio Doença e Pensão por Morte. 

Arcangeli reforçou ainda a importância que representa a mobilização da categoria e a necessidade de participação em todo o calendário do Fórum das Entidades dos SFPs acontecem durante a semana. “Esta jornada de lutas de abril marca o fortalecimento do nosso enfrentamento contra os ataques do governo Dilma e do Congresso Nacional que buscam retirar direitos dos trabalhadores e enfraquecer o serviço público”, avalia o coordenador. E completa: “É mais uma etapa da campanha salarial unificada 2015 dos servidores, que busca o atendimento da pauta de reivindicações”. 

À tarde será montada a tenda onde funcionará a Central de Comando do movimento.

 

     PL 4330/2004 


Para a coordenadora da Fenajufe Mara Weber, a movimentação do funcionalismo federal em Brasília estabelece um ponto de resistência ao avanço das pautas que servem ao grande capital contra os trabalhadores, perfil do PL 4330/2008. Ela avalia que o embate que se dará hoje no congresso pode provocar profundas alterações nas relações de trabalho não só do setor público, mas também do setor privado.  Outro ponto destacado pela coordenadora são as implicações que a votação de hoje têm, quanto ao posicionamento de parlamentares e partidos. “Quer saber quem é quem? Preste atenção ao posicionamento de partidos e parlamentares. É o divisor de águas. É hoje que saberemos quem é pelo trabalhador e quem apenas faz discurso”, assevera.

 

Programação da Jornada Nacional de Lutas dos SPFs, em Brasília

Dia 7/04

13h – Mobilização no Congresso Nacional

17h – Previsão de ato no Palácio da Alvorada (residência presidencial), vigília com velas e tochas (essa programação pode ser alterada, a depender da votação do PL 4330/04).

Dia 8/04
9h - Concentração na tenda e saída em passeata para ato no Ministério do Trabalho e Emprego e em seguida para o MPOG, onde os servidores cobrarão audiência com o ministro do Planejamento e resposta à pauta de reivindicações;

Noite: Reunião das entidades do Fórum Nacional para preparar a reunião ampliada do dia seguinte.

Dia 9/04
9h – Concentração na tenda e saída em passeata, para a frente do Palácio do Planalto;

14h – Reunião ampliada na tenda para avaliação da jornada, discutir calendário de mobilização e indicativo de greve.

 

Da Fenajufe, Luciano Beregeno
Fotos: Joana Darc de Melo

Pin It

afju fja fndc