fbpx

Fenajufe se retrata por denúncia de plágio contra coordenadora Eugênia Lacerda

Não Publicado

No dia 06 de fevereiro de 2015, a Fenajufe publicou a seguinte matéria “TSE busca criação de 673 cargos nos tribunais eleitorais apenas para as unidades de tecnologia da informação”, do dia 06 de fevereiro de 2015, motivando denúncia de plágio por parte do servidor do TRE-MG James Magalhães Gonçalves.

Segundo o denunciante, a matéria em questão utiliza, sem citar a fonte, conteúdo do artigo escrito por ele -“Justiça Eleitoral: criação de 7.451 cargos efetivos encontra-se paralisado no TSE contrariando decisões do TCU, CNJ e STF”, publicado no site da Fenajufe no dia 11 de abril de 2014.

Segundo denúncia feita pelo servidor em questão, a coordenadora Eugênica Lacerda após utilizar dados constantes em seu artigo, sem citar a origem da informação, emite opinião deixando a entender que a pesquisa que ilustra o texto foi feita por ela e não por James Magalhães Gonçalves.

Lembramos que plágio ocorre quando um indivíduo copia, por exemplo, o texto de alguém e não coloca os créditos para o autor original. É considerado crime, previsto no Código Penal Brasileiro e na lei 9610.

Diante da grave acusação de violação da Lei de Direitos Autorais, foi decidido pelos coordenadores de Comunicação criar uma Consulta aos coordenadores-gerais sobre uma possível retratação.

Paralelo a isso, ocorreu outro debate no qual Eugência Lacerda sugeriu retirar o texto da página ou alterá-lo para resolver essa questão, atentando assim contra a transparência buscada pela Federação em todos os seus atos e notícias.

O coordenador de Comunicação Roberto Ponciano registrou o seguinte sobre o acontecido: “Já pedi uma consulta, peço que os Coordenadores Gerais façam uma consulta para que escrevamos a nossa retratação, já que a pessoa que cometeu o plágio, em lugar de se retratar, prefere apagar o texto original”.

O coordenador de Comunicação Carlos Humberto explicou: “Penso que deva o assunto ser enviado à Executiva da Fenajufe, para análise mais acurada e as necessárias deliberações, até mesmo para possibilitar atender o pedido do Saulo, no sentido de prestar esclarecimentos aos servidores de Minas Gerais. No caso de retirada de algum dos textos, opino que se mantenha o primeiro postado, até que seja esclarecida a situação”.

Pin It

afju fja fndc