fbpx

Reunião ampliada dos SPFs rechaça proposta do governo Dilma e indica fortalecimento da greve unificada

Servidores públicos federais rechaçaram a proposta de reajuste apresentada pelo governo federal na quinta-feira, 25. A decisão foi tomada durante na reunião ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais do Executivo, Judiciário e MPU, realizada no domingo, 28. A Fenajufe esteve representada na Ampliada pelos coordenadores Cledo Vieira, Iracema Pompermeyer, Saulo Archangeli, Maria Eugênia Lacerda e Maria Madalena Nunes.

Participaram da ampliada 17 entidades componentes do Fórum e mais 150 servidores. Também foi aprovado um conjunto de encaminhamentos para reforçar e ampliar a greve unificada em curso na base do ANDES, Fasubra  e Fenajufe. Outras entidades já aprovaram indicativos de greve, como a Fenasp (07/07), Sinasefe (13/07) e IBGE (20/07), além de várias categorias que realizam paralisações parciais e que vão decidir sobre decretação da greve por tempo indeterminado.

Na avaliação geral dos participantes, a proposta do governo é um verdadeiro acinte e a falta de resposta a outras pautas apresentadas pelos servidores, é vista como desrespeito com a categoria.

A Ampliada aprovou os seguintes encaminhamentos:

- Reunião dia 7 de julho dois Servidores Públicos Federais como MPOG;

- Rechaçar a proposta de reajuste apresentada pelo governo, ao conjunto dos servidores públicos federais;

-  Fortalecer as greves em curso e ampliar para os demais setores, neste mês de julho, construindo a greve unificada dos servidores públicos federais;

- Envio de caravanas à Brasília para pressionar o governo na reunião do dia 7 de julho com o MPOG (ato público no momento da reunião);

- Realização de ações (atos públicos, manifestações e paralisações) nos estados no dia 7 de julho;

- Indicar para as centrais sindicais a necessidade de construir uma greve geral contra os ajustes fiscais e reformas que retiram direitos trabalhistas e em defesa das conquistas dos trabalhadores;

- Solicitar a realização de audiência pública sobre campanha salarial (até dia 08/07) na câmara e senado;

- Criar o comando nacional de mobilização/greve das entidades nacionais dos servidores públicos federais com primeira reunião dia 29/06, 19 horas, sede da CONDSEF.

- Dar continuidade à confecção de materiais unificados do fórum;

- Marcha unificada dos servidores federais para a 2º quinzena de julho (definição na próxima reunião, dia 06.07);

- Orientar a participação das entidades na marcha do dia 30 de junho, pela manhã, em Brasília, contra a redução da maioridade penal e das atividades na Câmara dos Deputados nesta data e acompanhar a votação do PLC 28/15(Judiciário Federal) que acontecerá também neste dia no Senado, às 14h.

 

Pin It

afju fja fndc