fbpx

Sindicatos continuam preparação do Dia Nacional de Lutas na quinta-feira, 25

Sindicatos de servidores do Judiciário Federal continuam os preparativos para o Dia Nacional de Luta em todo o País, que acontece na quinta-feira, 25. A data foi indicada pela Fenajufe para marcar o grito contra o congelamento de salários, o corte no orçamento do Judiciário e pela votação em regime de urgência no plenário e aprovação do PL 2648/2015. A Fenajufe também continua trabalhando pelas melhorias do projeto, conforme definido pela categoria.

Em Minas Gerais o Sitraemg está convocando os servidores de para um grande ato público a ser realizado às 13 horas, em frente ao TRT ( Rua Mato Grosso, 468, Barro Preto, em Belo Horizonte).  No material de divulgação do ato público o sindicato chama a atenção da categoria para os desafios a serem enfrentados pela aprovação do PL 2648/15, com as melhorias pretendidas, no Congresso Nacional.

Além da reposição salarial, o Sitraemg convida os servidores a debaterem os cortes orçamentários impostos aos tribunais, em consequência dos cortes promovidos pelo governo no orçamento da União; a reposição dos dias da greve do ano passado e o plano de lutas para 2016.

Já no Rio Grande do Sul o Sintrajufe confirmou paralisação de atividades nos órgãos do Judiciário Federal por 24 horas.

Mobilização forte também acontece no Rio de Janeiro, onde o Siusejufe vai desenvolver  atividades nos prédios onde funcionam órgãos do Judiciário Federal. Outra característica do sindicato, a mobilização das redes sociais também será instrumento de manifestação em um tuitaço a partir das 20h com a hashtag #NaoAoReajusteZero. Neste Dia Nacional de Lutas, além de pressionar a Câmara Federal para que aprecie o PL 2648 em regime de urgência, a categoria também vai denunciar o corte no orçamento e a precarização do Judiciário. 

Servidores de Alagoas também vão se mobilizar. Ali o Sindjus/AL realizará ato público, em frente ao prédio das Varas do Trabalho, a partir das 9 horas, na quinta-feira, contra o congelamento de salários e os cortes no orçamento do Judiciário, bem como pela aprovação do PL 2648/2015. Na manifestação, os servidores lutam por reajuste salarial, contra a precarização do serviço público, a exemplo do corte do orçamento da Justiça do Trabalho, que está inviabilizando o seu funcionamento. No TRT/AL o impacto do corte foi de R$ 6,8 milhões. A administração do órgão realiza uma série de medidas (redução do número de terceirizados, a redução de despesas com água, telefonia, material de consumo, entre outros), que afetam a prestação jurisdicional aos trabalhadores, os quais mais precisam da justiça trabalhista nesse momento de crise econômica.

A Fenajufe orienta às entidades que deem visibilidade à luta dos servidores através de atividades a serem desenvolvidas neste dia, tais como debates, assembleias, paralisações, seminários ou outras que a entidade avalie como necessária. A medida se faz necessária também pelos cortes orçamentários sofridos pelo Judiciário, impedindo nomeações e submetendo servidores a situações de extrema pressão no desempenho de suas atividades. E mais, através do Dia Nacional de Mobilização, a categoria quer também denunciar a precarização do Judiciário.

Com informações do Sitraemg/MG, Sisejufe/RJ, Sindjus/AL e Sintrajufe/RS.

Pin It

afju fja fndc