fbpx

Semana se inicia com corpo a corpo no Senado e protestos na Praça dos Poderes

Projetos que tratam do reajuste da categoria deve ir a plenário ainda esta semana

Na semana que pode ser decisiva para os servidores do Poder Judiciário federal e do Ministério Público da União, a palavra de ordem é pressionar. Pressionar para que a votação na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aconteça na manhã desta terça-feira (27/6) e pressionar para que os PLCs – 26/16 e 29/16 – também sejam votados no plenário da Casa, à tarde.

Durante todo o dia, coordenadores da Fenajufe e membro das delegações dos estados que se mobilizam também em Brasília estiveram no Senado acompanhando o início dos trabalhos da semana. No corpo a corpo, o contato com os parlamentares reforçou a busca de apoio à aprovação do requerimento de urgência que levará os projetos ao plenário.

Já no início da tarde uma reunião entre o Diretor Geral do STF, Amarildo Vieira e o senador Jorge Viana (PT/AC), relator do PLC 29/16 na CAE, tratou de pendências nas tabelas e alguns documentos enviados à Comissão pelo STF, na sexta-feira (24/6). Segundo o DG do STF, as dúvidas existem foram sanadas e o projeto pode ser votado normalmente e aprovado na terça-feira, pelos membros do órgão. A informação foi confirmada pelos assessores do relator, Jorge Viana.

E dessa aprovação que vários líderes partidários no Senado aguardam para finalmente assinar o requerimento de urgência. A condição foi reafirmada por senadores às delegações, que relataram posição através do Facebook.

Atuam nesta segunda-feira em Brasília os coordenadores Adilson Rodrigues, Adriana Faria, Costa Neto, Elcimara Souza, Erlon Sampaio, Gerardo Lima, Gláucio Luiz, Marcelo Melo, Rodrigo Carvalho, acompanhados pelo Sindjus/DF e por delegações do Sitraemg/MG, Sintrajud/SP, Sintrajurn/RN, Sinjuspar/PR, Sinjeam/AM, Sindijufe/MT, Sintrajufe/PE, Sinje/CE e Sindissétima/CE.

Vigília

No final da tarde desta segunda-feira, servidores do Poder Judiciário da União fizeram uma vigília em frente ao STF, pela aprovação dos PLCs. O ato marca o início dos protestos que vão ocorrer ao longo da semana e precedem o indicativo de greve a ser discutido em reunião nesta terça-feira na Fenajufe, logo após o término dos trabalhos no Senado. O movimento paredista é uma opção discutida, caso os projetos não sejam votados nesta terça-feira. O Sintrajusc, em Santa Catarina, deliberou pela greve a partir de hoje (27/6), em assembleia realizada na semana passada.

Mais uma vez a Fenajufe reforça orientação para os sindicatos atuarem com pressão máxima sobre os senadores nos estados. Pressão que também deverá ser exercida pela categoria através de presença nos corredores e galerias do Senado. 

Na internet a pressão é constante e nova mobilização maciça vai acontecer na terça-feira (28/6) através das redes sociais. Importante também destacar que, aqueles sindicatos que estiverem mandando delegações a Brasília, informem o nome e telefone dos componentes à Fenajufe, através do e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Os sindicatos também deverão convocar a categoria a pressionar os senadores através do envio de mensagens de e-mail pelo mecanismo de disparo na página da Fenajufe, bem como manter a categoria mobilizada, realizando atos e vigílias nos locais de trabalho na terça-feira e quarta-feira, no horário da sessão do Senado. 

E mais, sindicatos e Federação devem trabalhar para garantir quorum e aprovação na CAE na terça-feira. Para isso, é necessário pressionar antecipadamente pela presença e apoio dos componentes da Comissão e pela aprovação dos projetos e urgência. A lista de membros da CAE pode ser acessada AQUI. A composição da Comissão pode também ser conhecida neste link.  

 

Fotos:

Rodrigo Carvalho
Rodnei Teixeira

Arquivos pessoais

Pin It

afju fja fndc