fbpx

Frente Mista avalia webinários realizados e define datas para próximas ediçõess

Como sugestão da Fenajufe, Coletivo deu início ainda à discussão da realização de ato nacional virtual em defesa dos serviços públicos

A Frente Mista em Defesa do Serviço Público realizou na tarde desta segunda-feira, 13, mais uma reunião para avaliação dos webinários regionais realizados até o momento, bem como discutir outros pontos de trabalho, como a organização dos próximos eventos. A fenajufe esteve representada pelo coordenador Roberto Policarpo.

Como avaliado, até aqui os webinário têm revelado nuances interessantes para discutir a realidade da luta dos servidores. Uma delas mostra que as demais categorias de trabalhadores bem como boa parte da sociedade, veem que a luta dos servidores por direitos, soa como arrogância. Essa visão muitas vezes trazidas via participação de parlamentares do campo conservador e até mesmo liberais, se dá pelo entendimento errado de que servidoras e servidores públicos já possuem direitos e ganhos salariais acima das demais categorias. O alerta levou ainda ao entendimento da necessidade de se trabalhar essa deformação da imagem do funcionalismo público junto à sociedade.

Mais uma vez veio à baila, no tema home office, dos equipamentos em uso. Em casos relatados na reunião, enquanto a unidade gestora – no caso, um tribunal de justiça em São Paulo – apontava economia com o teletrabalho, o trabalho era executado em teletrabalho pelos servidores, em equipamento próprio.

Já no teletrabalho em meio a pandemia, além do equipamento próprio, também cresceu o uso de instalações inadequadas, como cadeiras de cozinha, mesas de centro e outros aparelhos de decoração ou utilitários domésticos, para execução das tarefas. Ou seja, enquanto o órgão público renova mobiliário e “turbina” a disponibilidade de internet de qualidade, em casa, o servidor(a) ainda atua precariamente.

Ato Virtual

Dentre as discussões acerca de mobilizações a serem realizadas para sensibilizar o Congresso frente a pauta negativa para os serviços públicos, a Fenajufe levou à Frente a sugestão nascida na reunião entre a Federação e a deputada federal Erika Kokay, de realização de um grande ato virtual.

Ainda que na avaliação geral a reforma administrativa não seja votada este ano devido às eleições municipais, são muitas as proposições em curso na Câmara e Senado que atacam os serviços púbicos e aceleram o desmonte do estado. Razão pela qual se faz urgente e imprescindível a mobilização.

Outro ponto colocado por Roberto Policarpo foi a necessidade de priorizar e ordenas as ações no Congresso, com o objetivo de resultados mais efetivos, principalmente a partir de agora, com as reuniões da Frente sendo realizadas quinzenalmente.

Webinários

Ainda como ponto da reunião de trabalho, as entidades presentes definiram o calendário de webinário para o próximo período, assim estabelecido:

- Webinários aos sábados, sempre às 15 horas:

- Dia 18/07/2020 - Webinário do Espírito Santo (ES)

- Dia 25/07/2020 – Webinário do Rio Grande do Sul (RS)

- Dia 01/08/2020 – Webinário do Mato Grosso do Sul (MS)

- Dia 08/08/2020 – Webinário  do Pará (PA)

 

Luciano Beregeno, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc