fbpx

Covid -19: Atualização eleva para 43 o número de mortos na categoria

Covid -19: Atualização eleva para 43 o número de mortos na categoria

Com novas informações das entidades, mais cinco famílias foram enlutadas. Doença continua traiçoeira e fatal dentro e fora do Poder Judiciário

Os casos de infecção pelo novo coronavírus no Judiciário são atualizados semanalmente. As informações vêm das entidades representativas dos ramos do PJU (Sindicatos, Federações e Associações). Os órgãos não divulgam os casos em seus quadros funcionais e a medida dificulta e atrasa o andamento das informações.

Nesta sexta-feira (17), vamos começar os registros com as mortes de dois servidores da comarca do Rio Grande do Norte. Paulo Afonso de Souza era aposentado do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª região (TRT21) Era técnico e cumpriu sua jornada de atividades até 2016 na 1ª Vara do Trabalho de Natal, quando se aposentou. Faleceu ainda no mês de maio. Do mesmo estado vem o registro da morte de outro servidor, Alexander Maria de Souza de 72 anos.  Alexander também prestava serviços no TRT21 antes de se aposentar em 2011. Falecido no mês de junho o servidor era associado da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 21ª Região (Astra 21). Já Paulo Afonso era filiado ao Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Rio Grande do Norte (Sintrajurn), que emitiu nota de pesar aos familiares.

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas (Sindjus-AL) registrou o falecimento do servidor aposentado da Justiça Federal José Anilton Frias. Frias, como era conhecido se aposentou por invalidez por desenvolver câncer e diabetes. As doenças preexistentes (comorbidades) foram agravadas pelo o quadro de Covid 19, resultando em sua morte no dia 11 de julho. Em nota o sindicato reconheceu sua contribuição de luta ao judiciário alagoano.

Nesta semana o estado de Minas Gerais registra dois casos. Elmo Itamar Tocafundo era escrevente lotado na Comarca de Belo Horizonte, morreu na terça feira (14/07). No mesmo dia Geraldo Magela de Almeida perdeu a vida para a Covid-19. Magela ocupava o cargo de Oficial de Apoio Judicial e atuava na Comarca de Igarapé, no interior de Minas Gerais. Ambos eram servidores do Tribunal de Justiça de Minas (TJ/MG).

Com esses novos números já são 43 o total de vidas ceifadas de servidores pela Covid-19. Relevante ressaltar que mesmo com o relaxamento no isolamento social nos estados, é importante manter as medidas protetivas orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS), e demais medidas estaduais e municipais. Cada um (a) deve fazer sua parte e proteger os grupos mais vulneráveis da nossa sociedade.

 

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc