fbpx

Começa o Encontro dos Servidores da Justiça Eleitoral

Diante da pandemia de Covid-19, encontro acontece por meio de vídeoconferência. Evento discute os riscos de contágio de servidores e população nas eleições 2020

A Fenajufe realiza nesta tarde deste sábado( 25), encontro dos servidores e servidoras da Justiça Eleitoral. A pauta exclusiva vai debater os impactos nos servidores com as eleições estaduais e municipais que ocorrem no final do ano, em meio ao cenário de pandemia da Covid-19.

Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), pela primeira vez o encontro está sendo por videoconferência. Os coordenadores Edson Borowisk, Fernando Freitas, José Costa Neto, Leopoldo Donizeti fizeram a abertura do evento. Os dirigentes falaram da importância do debate e do momento que tanto as servidoras e servidores públicos, quanto os trabalhadores da iniciativa privada, enfrentam cenário de progressiva retirada de direitos.

Definiram representantes para a  edição extraordinária virtual do Eneje o Sindjus/AL, Sinjeam/AM, Sindjufe/BA, Sindjus/DF, Simpojufes/ES,Sitraem/MG,Sindjufe/MS,Sintrajufe/MA,Sindjuf/PA-AP,Sindjuf/PB, Sintrajufe/PE, Sinjuspar/PR, Sintrajufe/RS, Sintrajurn/RN, Sindjuf/SE, Sintrajud/SP, Sisejufe/RJ, Sintrajusc/SC e Sinjufego, GO. O total de participantes é de 56 servidores e servidoras.

Para o Coordenador Geral da Fenajufe Costa Neto, a realização do Encontro de modo virtual é a maneira mais segura de se discutir os problemas que rondam a realização das eleições, bem como para traçar as estratégias de ação para cobrar responsabilidades e exigir do poder público e das autoridades do Poder Judiciário, medidas efetivas de prevenção e proteção dos servidores, mesários, fiscais e eleitores. "Não podemos jamais transigir com o descaso em relação à vida de todos os envolvidos no processo eleitoral. Caso seja identificado no decorrer do processo eleitoral que não há condições sanitárias para a realização das eleições, precisaremos adotar medidas drásticas e severas para proteger a vida dos servidores, não deixando de cogitar a realização de uma greve nacional dos servidores da Justiça Eleitoral em defesa da vida", asseverou.

Na avaliação do Coordenador Edson Borowisk, o encontro virtual é “uma experiência inovadora e que possibilita o contato com colegas de todos os estados do Brasil. Esperamos que a discussão seja produtiva e que sirva como modelos a outros encontros futuros da Fenajufe”.

O coordenador Fernando Freitas, um dos membros da comissão organizadora do evento,fala da preocupação da Federação em defesa dos servidores. ”Pela primeira vez em sua história a Fenajufe faz um encontro totalmente virtual. A entidade mostra mais uma vez seu pioneirismo em defesa da categoria e reafirma que a luta é sua natureza. Segundo ele, “mesmo em um cenário epidemiológico grave, nossa Federação não se furtou da missão de organizar a luta em defesa do serviço público e dos trabalhadores do PJU E MPU. No ponto, o encontro da Justiça eleitoral revela a gravidade da imposição da realização das eleições municipais no caos que o pais vive. Proteger a vida dos trabalhadores e da população é nossa prioridade”, conclui.

Leopoldo Donizete , coordenador que também fez parte da comissão organizadora, avalia como positiva a realização virtual do Encontro. Para ele “em tempos de pandemia, é uma ferramenta importante para a Federação ouvir os Sindicatos e Servidores. Isso é importante para quebrar paradigmas e permitir maior celeridade nas discussões afetas à categoria que demandam urgência".

O Encontro continua ao longo do dia. Veja programação:

13h – Abertura
• José Costa Neto – Coordenador Geral
• Edson Borowski – Coordenador de Políticas Permanentes
• Fernando Freitas – Coordenador de Administração e Finanças
• Leopoldo Donizete de Lima – Coordenador Jurídico e Parlamentar

13h20m - Início dos informes dos sindicatos

15h20m - Início dos debates

17h – Segurança sanitária nas eleições
• Dra.Virgínia Dapper - Médica do Trabalho, Médica da equipe de Assessoria de Saúde do Sintrajufe/RS e Servidora da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul

18h – Encerramento

 

Joana Darc, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc