fbpx

Fenajufe quer saber se sindicatos da base também sofreram restrições por parte do Facebook

Respeito à liberdade de expressão e direito à resistência aos ataques do governo podem estar em cheque

Um possível caso de censura contra a página da campanha contra a reforma administrativa, mantida pelo Fórum das Entidades Nacionais do Serviço Público – Fonasefe – disparou todos os alertas de cerceamento das entidades de trabalhadores. Somado à estranha recusa do Facebook em receber dinheiro da Fenajufe para abastecimento da conta de campanha mantida pela Federação na plataforma, identificada no início desta semana, a ideia de censura tornou-se ainda mais palpável.

Diante do risco iminente de prejuízo às liberdades constitucionais, a Fenajufe encaminhou ofício aos sindicatos da base para que procedam a levantamento de situações similares. No documento, assinado pelos plantonistas Luis Cláudio Correia e Ranulfo Filho, a Federação solicita informe de algum fato relacionado ao Facebook ou outra rede virtual, de dificuldade de publicação de matérias ou outros cerceamentos, para tomada de medidas necessárias e cabíveis junto aos órgãos competentes.

As duas circunstâncias, no mínimo suspeitas, têm dinâmica na mesma semana em que o periódico norte-americano The Wall Street Journal revelou que o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, orienta a plataforma para favorecer a direita e prejudicar sites e iniciativas de esquerda (disponível no original AQUI em inglês e para assinantes e NESTE LINK no Brasil247). O Facebook é a maior rede social do mundo com mais de 2 bihões de usuáros ativos, segundo pesquisa 

Na avaliação do coordenador Luis Cláudio Correia, é preciso uma ação rápida para identificar se mais um crime contra a democracia está em curso. “Medidas incisivas precisam ser tomadas contra as redes sociais que buscam invisibilizar os trabalhadores e trabalhadoras. Como instituição que somos, precisamos estar atentos e agir na defesa da liberdade de expressão e da resistência aos ataques contra a categoria”, assevera.

Para o coordenador Ranulfo Filho, é preciso preservar garantias constitucionais para proteção do cidadão. “A liberdade de expressão é um direito constitucional que favorece a toda sociedade e tem que ser preservado em benefício da própria sociedade”, aponta.

Leia o ofício AQUI.

Sabotagem
O Fórum das Entidades Nacionais do Serviço Público – Fonasefe – emitiu nota na tarde desta quarta-feira, 21, contra a desativação arbitrária da página da campanha contra a Reforma Administrativa no Facebook. No documento, o Fórum o Fonasefe alerta que “a desativação ocorre durante a pandemia, num momento crucial em que o governo Bolsonaro e a maioria do Congresso Nacional buscam prejudicar o povo brasileiro novamente. A Reforma Administrativa proposta por Paulo Guedes acabará com os concursos públicos na prática, ampliará a terceirização e a privatização de serviços públicos essenciais como saúde e educação.”. A íntegra pode ser lida AQUI.

Pin It

afju fja fndc