fbpx

Nota de Repúdio - Caso Mariana Ferrer

Fenajufe se manifesta contra atrocidades cometidas na audiência e decisão no caso onde Mariana Ferrer, vitima de estupro,  acabou punida pela sentença contra o agressor

ESTÁTUA DA JUSTIÇA É TRESPASSADA PELA PRÓPRIA ESPADA, EM REFERÊNCIA À ABSURDA DECISÃO NO CASO DO ESTUPRO DE MARIANA FERRER

A diretoria da Fenajufe repudia a ação da Justiça de Santa Catarina, que em decisão do Juiz Rudson Marcos, da 3a Vara Criminal de Florianópolis, absolveu o acusado de estupro de Mariana Ferrer, André de Camargo Aranha. Para decidir, utilizou tipo penal inexistente no Brasil, conforme parecer do membro do Ministério Público, promotor Thiago Cariço. Uma verdadeira subversão do sistema de Justiça brasileiro.

Durante a audiência, segundo denuncia a imprensa, a vítima sofreu do advogado Cláudio Gastão intimidação e desrespeito, humilhações incabíveis num processo em que a justiça deveria preservar a vítima e punir o criminoso estupro cometido.

Precisamos de um Judiciário que respeite as mulheres e puna todo tipo de violência machista!

No Brasil, a cada 8 minutos, uma mulher sofre a violência do estupro e 30% destas vítimas são adolescentes de até 13 anos de idade. As instituições que deveriam protegê-las não cumprem a sua função e vários obstáculos são impostos para que os crimes sejam denunciados. O acolhimento das vítimas de machismo e a punição deveriam ser um marco positivo na vida das mulheres, mas acabam reforçando a violência que elas enfrentam cotidianamente, tornando-as vítimas novamente e perpetuando um sistema patriarcal e machista.

Não há justificativa para tal decisão. Isso retira qualquer crédito que a justiça brasileira possua. É mais que obrigação do Judiciário punir, com rigor o estuprador, criminoso, conforme a lei determina.

Importante destacar que, o caso de Mariana Ferrer e tantas outras mulheres é reflexo do discurso permissivo e de naturalização que sempre existiram e que se aprofundaram com o governo Bolsonaro e seus apoiadores, assim como é também reflexo da falta de investimento em políticas públicas que coíbam tamanha vulnerabilidade.
Temos que organizar a luta cotidiana em defesa da vida das mulheres.

Não existe estupro culposo e esta decisão esdrúxula precisa ser derrubada. Por isso, é importante exigir justiça para Mariana Ferrer nas mobilizações que estão sendo realizadas.

#PeloFimDaCulturaDoEstupro
#ChegaDeMachismo

Pin It

afju fja fndc