fbpx

Pandemia: Fenajufe alerta sobre os cuidados nas eleições do próximo domingo

Diante do aumento no número de vítimas no Judiciário, categoria deve seguir as orientações de segurança com rigor durante o pleito eleitoral com horários alterados

Desde o mês de março o Judiciário contabiliza seus mortos pela pandemia do Novo Corona vírus. Na segunda feira (9), o oficialato registrou mais uma morte de um oficial de justiça. Alberto Cabariti Filho veio somar aos outros 20 companheiros que foram vitimados pela doença. Ele tinha 68 anos, era lotado no Tribunal de Justiça de São Paulo e atuava na comarca de Santos.

Entre servidores do Judiciário estadual e federal, os números de mortos chegam a quase meia centena. Entre os segmentos, os Oficiais de Justiça são os mais atingidos. Com 21 mortos, eles representam 40% das mortes em todo o judiciário. Em seguida os agentes de segurança. Muitos desses servidores continuaram a desenvolver suas atividades de modo presencial em meio a pandemia.

Em junho, o Conselho Nacional de Justiça – CNJ- publicou a resolução n° 322, que estabeleceu o retorno presencial no âmbito do PJU de forma gradual, obedecendo as medidas de segurança, observadas as ações 
necessárias para prevenção de contágio pelo novo Corona vírus. A resolução deu autonomia para os presidentes dos tribunais adequarem o cumprimento conforme a realidade de cada estado ou município.

Mesmo com as orientações de manter o distanciamento social, a higienização do ambiente de trabalho e o uso obrigatório de máscaras, explicitado no texto da resolução, muitos tribunais não cumpriram com as exigências. A distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) feita pelos tribunais foi insuficiente. Muitos servidores tiveram que arcar com os cuidados pessoais no cumprimento das tarefas laborais.

A denúncia foi feita pelos participantes da reunião Ampliada da Fenajufe, ocorrida no mês de agosto. Na ocasião alguns sindicatos propuseram greve sanitária e o cancelamento das eleições no sentido de garantir a vida e saúde dos servidores. Diante da inevitável eleição no próximo final de semana, a Fenajufe orienta cuidado redobrado para os eleitores, colaboradores e as centenas de servidores que estarão prestando serviços.

O tribunal Superior Eleitoral (TSE), faz um alerta para a população no dia da votação. Pessoas que tenham contraído Covid-19, 14 dias anteriores não devem comparecer aos locais de votação. Para auxiliar eleitores, candidatos e poder público durante o pleito, o Tribunal Superior publicou o “Plano de Segurança Sanitária” que contém diretrizes sobre ações a serem tomadas nessas eleições.

Atípica, a eleição deste ano não contará com o sistema biométrico por medidas de segurança. Importante que todos se atentem quanto as orientações do TSE. Nos locais de votação, a recomendação é para que não se alimentem, bebam nem façam nenhuma atividade que exija a retirada da máscara. Manter o distanciamento, e fazer uso de álcool em gel antes e depois de utilizar a cabine de votação. Recomendado também que o eleitor leve caneta de casa.

Veja aqui orientações

• O horário entre 7h e 10h é reservado, preferencialmente, para idosos e grupos de risco
• Use máscara o tempo todo
• Mantenha distanciamento mínimo de dois metros entre outros eleitores e voluntários
• Leve a própria caneta e evite contato com objetos de terceiros
• Higienize as mãos antes e depois de confirmar o voto
• Permaneça no local de votação apenas tempo suficiente para exercer o voto
• Se tiver febre, ou se tiver contraído a Covid-19 14 dias antes das Eleições 2020, fique em
• Casa
• Se o eleitor tiver tido contato com comunidades indígenas, nos últimos 14 dias antes das eleições, deve comunicar o fato no momento de votação.

Dúvidas , acesse www.tse.jus.br

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc