fbpx

Carreatas  nos estados marcam início da Jornada Nacional de Luta

Carreatas nos estados marcam início da Jornada Nacional de Luta

Atividades tiveram a participação de sindicatos de base, fóruns estaduais, centrais sindicais e movimentos sociais; calendário vai até o dia 1º de fevereiro

O último final de semana, foi marcado pela retomada de mobilizações contra a reforma administrativa, privatizações e pela vacinação suficiente para todas e todos. Em vários estados e municípios a população foi as ruas em longas carreatas para reafirmar insatisfação com as medidas defendidas pelo governo que já provou ser genocida e inconsequente.

A jornada de lutas que teve início no sábado (23), foi deliberação das entidades nacionais que compõem o Fonasefe e se estenderá até o dia 1º de fevereiro. Durante esse período, fóruns estaduais, centrais sindicais e movimentos sociais estarão envolvidos em atividades contrárias aos projetos de destruição dos serviços públicos, disseminados pela política de Bolsonaro/ Guedes.

Em vários estados e o Distrito Federal houve grande circulação de carros e em alguns como Porto Alegre (RS) e São Paulo 0 (SP) mais de mil automóveis foram as ruas e pediram também a saída do presidente da Repúlica. Em todas as cidades, as manifestações tiveram apoio da população, que tem sofrido com o caos no sistema de saúde, com a retirada do auxílio emergencial e o desemprego que assola a País.

Para as organizações das atividades, o engajamento dos sindicatos e de todas e todos nas mobilizações é fundamental para reafirmar a defesa do serviço público e para derrotar a Reforma administrativa, que voltará a tramitação tão logo o Congresso Nacional retome as atividades parlamentares.  Além disso, o retorno às ruas enfraquece o governo negacionista de Jair Bolsonaro.

As carreatas têm se tornado uma forma segura de protesto durante a crise do novo coronavírus.

A Fenajufe segue orientando a participação dos sindicatos de base e solicita o encaminhamento das atividades realizadas para divulgação prévia. Importante ainda que as entidades massifiquem a divulgação das ações em suas redes sociais, com intuito do maior alcance possível.

Veja quadro de mobilização :

 https://www.fenajufe.org.br/images/

 

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Foto: Reprodução fotos públicas

Pin It

afju fja fndc