fbpx

Acessibilidade: veja manual de Libras para disciplinas de Ciências e Biologia nas escolas

Acessibilidade: veja manual de Libras para disciplinas de Ciências e Biologia nas escolas

Material vai ajudar professores e alunos surdos ou com deficiência auditiva e, assim, melhorar o ensino e a aprendizagem

A Universidade Federal do Piauí publicou manual em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as disciplinas de Ciências e Biologia com os termos que não existem em Libras e, assim, melhorar o ensino e a aprendizagem nas escolas. O material que não existia antes vai ajudar professores e alunos surdos ou com deficiência auditiva.

O documento aponta que a educação inclusiva ainda é um desafio uma vez que muitas escolas não estão preparadas para receber o aluno surdo. Outro desafio são os educadores que não sabem lidar com a surdez ou até mesmo a falta de intérprete na sala de aula.

O manual também vai privilegiar outras áreas do conhecimento como medicina, enfermagem, psicologia.

Acesse aqui o Manual de Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano.

A questão da acessibilidade para pessoas com deficiência é uma das Políticas Permanentes que foram aprovadas no 10º Congrejufe, realizado em maio de 2019.

CNJ

A Resolução Nº 230 de 2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) orienta a adequação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário às determinações da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

De acordo com o Conselho, entre as medidas previstas na norma está o adequado atendimento às pessoas surdas, o que inclui a habilitação de servidores em cursos oficiais de Libras e a nomeação de tradutores e intérpretes dessa língua.

 

Raphael de Araújo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc