fbpx

Federação convida mulheres dirigentes para Live ampliada pelo fim da violência de gênero

Federação convida mulheres dirigentes para Live ampliada pelo fim da violência de gênero

A pandemia de Covid-19 aumentou os casos de violência doméstica e triplicou o feminicídio no Brasil e no mundo

O dia 25 de novembro é uma data para reforçar a luta de combate e eliminação das várias formas de violência contra as mulheres. De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) a cada dois minutos uma mulher sofre algum tipo de violência e outra é morta a cada sete horas.

Em 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data vicando chamar a sociedade para uma reflexão e conscientização pela eliminação da violência contra mulheres. O 25 de novembro homenageia a luta por igualdade de direitos de duas irmãs dominicanas que foram violentadas e assassinadas a mando do governo.

Neste ano a Fenajufe quer dar voz às mulheres do PJU e MPU para uma abordagem livre sobre o tema. Nesse sentido convida uma representante dirigente de cada sindicato para participar de uma live ampliada, no dia 25.

Os sindicatos que tem Coletivo ou Núcleo de Mulheres ou até mesmo mulheres na direção devem indicar uma de suas representantes para participar da live, até o dia 23/11.Um tema de tamanha importância deve ser debatido não só no dia 25 de novembro, mas no cotidiano dos Sindicatos e da Federação.

O nome da participante deve ser enviado para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com especificação do cargo que a dirigente ocupa no tribunal e no sindicato, ramo do PJU e MPU e número de whatsaap com DDD para enviarmos o link de acesso e demais informações necessárias.

O "Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres", tem o intuito de denunciar as várias formas de violências (sexual, física, psicológica, patrimonial e moral) praticadas contra as mulheres, exigir a criação e implementação de políticas públicas além de mobilizar a pauta entre governos e sociedade, para  erradicação da violência em todo o mundo.

Além do convite às mulheres que representarão os sindicatos na live organizada pela Fenajufe, solicitamos ainda que os sindicatos façam a divulgação da atividade em suas redes sociais e site para obtermos o máximo de participação possível e com isso dar mais consciência às mulheres e homens acerca do problema, buscando a sua prevenção e coibição.

As Nações Unidas definem a violência contra as mulheres como "qualquer ato de violência de gênero que resulte ou possa resultar em danos ou sofrimentos físicos, sexuais ou mentais para as mulheres, inclusive ameaças de tais atos, coação ou privação arbitrária de liberdade, seja em vida pública ou privada".

Joana  Darc Melo, da Fenajufe (imagens: divulgação livre).

 

Pin It

afju fja fndc