fbpx

Na Jovem Pan News, Fenajufe fala sobre reunião com STF e reitera importância da recomposição salarial para os servidores

Entrevista ao vivo aconteceu após a reunião com a ministra Rosa Weber; assista ao vídeo

A Fenajufe deu um passo importante nessa quinta-feira (20) na luta pela recomposição salarial não só dos servidores do PJU e MPU, mas de todo o funcionalismo. No horário nobre da TV brasileira, o coordenador Thiago Duarte foi entrevistado ao vivo na TV Jovem Pan News e falou sobre a reunião com a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), e defendeu o 'reajuste já' pela recomposição remuneratória de perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos.

Thiago, no início da entrevista, explicou que a Federação levou a reivindicação da categoria pela recomposição inflacionária do período tendo em vista que a última parcela do reajuste foi paga em janeiro de 2019. "Coincide com o início do governo Bolsonaro e, de lá para cá, houve acumulo de inflação em 19,99%", aponta.

O diretor criticou a intenção do governo em garantir reajuste apenas para os servidores da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e disse que a Fenajufe levou a demanda ao STF para que a isonomia para todos os servidores seja garantida.

Em resposta, continuou o coordenador, a ministra Rosa Weber informou que estava interinamente na presidência e que vai repassar a demanda da Fenajufe ao presidente do Supremo, ministro Luix Fux, que retorna no dia 1º de fevereiro. Com a mudança da Emenda Constitucional 95 (teto de gastos) em 2021, abriu espaço de mais de R$ 2 bilhões no orçamento interno do Judiciário.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de desistência da pauta, caso Bolsonaro recue do aumento a policiais, Thiago foi claro: "Não haverá essa possibilidade". O diretor lembrou que durante a pandemia os salários do funcionalismo público foram congelados, do aumento da alíquota da contribuição previdenciária e consequente diminuição do salário nominal líquido.

“Existe espaço para o orçamento secreto, existirá também para a recomposição inflacionária dos servidores públicos”.

Assista a entrevista completa:

 

⇒ Leia mais: Em reunião com Rosa Weber, Fenajufe defende recomposição salarial

 

Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc