fbpx

Atos do 8M apontam para grande mobilização dia 16 de março em todo país

 Participação dos sindicatos de base nas atividades do 8M é combustível para engajamento maior em ato nacional dia 16; Fenajufe orienta massificação

Mais do que celebrar o dia de luta pelos direitos das mulheres, o dia 08 foi marcado por manifestações em todos os estados. Os protestos tiveram vários tons e representaram o “esquenta” para o 16M.

A data foi escolhida pelo conjunto de servidores públicos como o “Dia Nacional de Mobilização, Paralisações e Manifestações” em todo o País.

Nos estados, os sindicatos de base se somaram aos atos de rua para além de fortalecer a luta das mulheres, repudiar a negligência do governo com trabalhadoras e trabalhadores da administração pública.

 Desde o mês de janeiro entidades representativas do funcionalismo buscam diálogo com o governo na tentativa de negociar a pauta de reivindicações das categorias. A continuidade da falta de resposta poderá ser o estopim para uma greve por tempo indeterminado. 

Participaram dos atos os sindicatos, Sindjus/AL, Sindjufe/BA, Sintrajusc/SC, Sintrajufe/PE, Sindquinze/SP, Sintrajufe/RS, Sisejufe/RJ, Sintrajufe/MA, Sitraemg/MG, e Sintrajud/SP.

 

A participação dos sindicatos foi bastante expressiva. Aqueles que por algum motivo não foram às ruas realizaram atividades virtuais como lives  e debates com a temática além da publicação de artigos e cards em redes sociais

Em ofício enviado aos sindicatos no mesmo dia 8, a Fenajufe convoca para o engajamento nas mobilizações e participação no ato nacional em Brasília dia 16.

Calendário:

9/3/22 – Lançamento do Comando Nacional de construção da GREVE (atividade virtual);

16/3/22 – Dia Nacional de Mobilização, paralisações e manifestações em todo Brasil, com ato em Brasília;

23/3/22 – Indicativo para o início da GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO, respeitando a especificidades de cada entidade.

Joana Darc Melo; com imagens enviadas pelos sindicatos

Pin It

afju fja fndc