fbpx

Dia nacional de greve no funcionalismo é marcado por atos nos estados

Na quarta-feira 23 teve início ao movimento paredista no serviço público; servidores se preparam para  ocupar Brasília dia 30

Nessa quarta-feira(23) Dia nacional de greve no serviço público,  atos e manifestações foram registrados em vários estados. Alguns sindicatos de base realizaram ou se somaram às manifestações de demais categorias durante todo o dia.

A data foi defendida na Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais ocorrida em janeiro como início da deflagração da greve por tempo indeterminado. O pleito central é pela recomposição emergencial imediata das perdas salariais acumulada desde início do governo Bolsonaro.

Na terça-feira (22), após incansáveis tentativas de diálogo, o governo se reuniu com uma comissão de servidoras e servidores. No encontro, a falácia de que não há recurso suficiente para conceder reajuste das categorias foi mantido.

A comissão rebateu a narrativa governista e exigiu uma posição o mais rápido possível que atenda o conjunto de servidores e servidoras de forma isonômica. Enquanto não houver resposta concreta e positiva, as categorias vão manter a mobilização para fortalecer a greve em todo o funcionalismo.

E é com essa disposição que sindicatos e entidades representativas dos servidores públicos se organizam para ocupar Brasília no dia 30. A data é parte da jornada de luta aprovada no calendário do Fonasefe com início dia 29.

A próxima semana será decisiva. Em abril, entram em vigor as restrições da lei eleitoral que podem dificultar a concessão de aumentos (Lei 9.504/1997), que proíbe reajuste de servidores públicos.

Uma vigília constante com várias representações do funcionalismo está montada em frente ao Ministério da Economia desde o dia 17. A orientação é massificar as mobilizações e atividades nos estados e principalmente em Brasília no dia 30.

Veja participação dos sindicatos de base que, de forma diversificada mantiveram a mobilização ativa pela recomposição e demandas da categoria.

Em Maceió, o Sindjus/AL realizou ato e Assembleia Geral em frente ao prédio das Varas do Trabalho. Coordenadores percorreram os prédios das varas e dialogaram com servidores e servidoras no sentido de fortalecer a luta.

Com o tema "Defasagem Salarial e Judiciário 4.0:as duas faces de uma mesma moeda". o Sindjufe/BA comandou uma Roda de Conversa no saguão do Tribunal Regional Eleitoral em Salvador/BA.  Durante toda a semana dirigentes do sindicato entregaram panfletos informativos nos locais de trabalho.

 

Com paralisação de 24 horas, o Sitraemg/MG levou a manifestação pela recomposição salarial para frente do Prédio da JF na Avenida Alvares Cabral. O objetivo é somar forças à paralisação nacional que exige abertura de negociação com o governo.

No Ceará, ocorreu ato em defesa dos direitos da categoria em frente à Justiça Federal com participação do Sintrajufe/CE, em conjunto com o Sindssétima/CE , Sinje/CE e o Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público.  Atividade contou com a presenças dos coordenadores da Federação Engelbert Belém e Charles Bruxel, também dirigentes do Sintrajufe e Sindissétima, respectivamente.

Sintrajufe/PE participou de ato de início da greve dos trabalhadores e trabalhadoras públicos federais em saúde e Previdência Social de Pernambuco, conduzido pelo Sindsprev-PE.

No Piauí, diretores do Sintrajufe/PI, realizaram reuniões durante a semana no Tribunal Regional do Trabalho – TRT – para discutir as mobilizações. Ontem(23) servidores se concentraram na entrada do tribunal e paralisaram suas funções por duas horas. (de 8 as 10h)

No Rio Grande do Sul, o Sintrajufe/RS e outras categorias do serviço público federal participou de ato  no dia 22 que reuniu mais de 4 mil servidores e servidoras do sistema de Justiça do estado (Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública) e da Polícia Civil. A atividade  faz parte do calendário de mobilização unificada da Frente de Servidores Públicos do Rio Grande do Sul.

Demais sindicatos estão realizando assembleias para adesão ao calendário do Fonasefe e fortalecimento do movimento paredista.

Calendário

29,30 e 31/03: Jornada de Luta em Brasília;

30/03: Ocupa Brasília – Caravanas de todos os estados;

01/04: Ato pelas "Liberdades democráticas": ditadura nunca mais, convocado pelo ANDES-SN, na cidade de Porto Alegre;

07/04: Dia Mundial da Saúde. Fortalecer atos que vão ocorrer em todo Brasil destacando a defesa do SUS;

09/04 :Dia Nacional construído pelo Comando Nacional de Luta pelo “FORA BOLSONARO”

Joana Darc Melo,fotos enviadas pelos sindicatos

Pin It

afju fja fndc