fbpx

Apesar da tentativa de repressão, servidores tomam Esplanada dos Ministérios em defesa da recomposição salarial

Apesar da tentativa de repressão, servidores tomam Esplanada dos Ministérios em defesa da recomposição salarial

Fenajufe e Sindicatos intensificam campanha pelo ‘reajuste já’; mobilização continua com ato no auditório Nereu Ramos, na Câmara

O Governo do Distrito Federal (GDF) — alinhado à política de ataques ao serviço público do governo Bolsonaro — até que tentou cercear o direito de manifestação nesta manhã (31) na Esplanada dos Ministérios, mas a unidade das servidoras e servidores públicos foi mais forte e a área central da capital federal mais uma vez foi tomada em defesa da recomposição salarial emergencial em 19,99%.

Participação das coordenadoras Denise Carneiro, Fernanda Lauria, Lucena Pacheco, Luciana Carneiro, Márcia Pissurno, Paula Meniconi e Sandra Cristina e dos coordenadores Charles Bruxel, Fabiano dos Santos, Fábio Saboia, Jailson Lage, Luiz Cláudio Correia, Manoel Gerson Bezerra, Paulo José da Silva, Paulo Roberto Koinski e Roberto Policarpo Fagundes.

Da base, representantes do Sisejufe/RJ, Sintrajud/SP, Sindiquinze/SP, Sitraemg/MG, Sindijufe/MT, Sindjufe/MS, Sintrajufe/CE, Sindissétima/CE, Sindjufe/BA, Sintrajuf/PE, Sindjuf-PA/AP, Sinjuspar/PR, Sintrajusc/SC e Sintrajufe/RS.

Durante a concentração no Espaço do Servidor, a Polícia Militar do Distrito Federal, utilizando dois pesos e duas medidas e explicações desencontradas, proibiu a montagem de equipamento de áudio no local, carro de som e uso de bandeiras e faixas — essas últimas podendo ficar apenas nas mãos, sem nenhum tipo de suporte. A medida, no entanto, foi de encontro ao acordado ontem (30) entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e representantes do Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Após negociação, o carro de som foi liberado e os dirigentes caminharam até a Alameda das Bandeiras.

Pela Fenajufe, o coordenador Fabiano dos Santos reforçou que os servidores continuarão avançando na construção de um processo de mobilização unificado de todo o funcionalismo, uma vez que a campanha salarial é permanente e denunciou a tentativa de repressão contra os servidores. Assista:

 

As categorias do funcionalismo buscam recomposição salarial emergencial em 19,99%, índice com base na inflação de janeiro de 2019 a dezembro de 2021. No entanto, a essa altura, as perdas já ultrapassam e muito esse valor, tornando completamente insuficiente o suposto reajuste linear em 5% ventilado pelo governo.

Desde o início do ano, quando servidoras e servidores iniciaram o processo de mobilização, paralisação e greve, após protocolar pauta de reivindicações no Ministério da Economia, não houve diálogo e nenhuma mesa de negociação foi posta. O que há de fato no governo são informações desencontradas.

O ato desta manhã faz parte do calendário aprovado pela Diretoria Executiva da Fenajufe, que começou nessa segunda-feira com manifestação em frente ao Conselho da Justiça Federal (CJF) pela correção no valor da indenização de transportes (IT) para os Oficiais de Justiça Avaliadores Federais.

Nesta tarde, a mobilização segue na Câmara dos Deputados com ato político “Pela valorização das Servidoras e Servidores Públicos, no auditório Nereu Ramos. O objetivo é pressionar o governo e engajar os parlamentares (deputados e senadores) na luta pela recomposição salarial dos SPF’s; já às 19h acontece reunião Ampliadinha, híbrida, da Diretoria da Fenajufe com um representante de cada Sindicato filiado e demais delegações presentes em Brasília.

Quarta 1º/6

Manhã: Atividade com café da manhã e entrega de documentos e memoriais na Liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado;

Tarde: atuação no Congresso Nacional, STF e/ou TCU com vistas a encaminhar questões de interesses da categoria, priorizando os projetos do Senado de "Desjudicialização da Execução","NS Já" e "Quinquênios" para todo funcionalismo público.

 Veja aqui as fotos do ato publicadas na página da Fenajufe no Facebook.

 

Raphael de Araújo (texto, fotos e vídeo)

Pin It

afju fja fndc