fbpx

Reunião da Frente Parlamentar orienta participação em esforço concentrado do Congresso Nacional no final do mês

Reunião da Frente Parlamentar orienta participação em esforço concentrado do Congresso Nacional no final do mês

 Atividades estão previstas para o final de agosto e início de setembro; jornada começa com ato no auditório Nereu Ramos dia 24 de agosto 

As entidades representativas dos servidores públicos que compõem a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, entre elas a Fenajufe, se reuniram nesta segunda (15).

Pela Federação participaram a coordenadora Soraia Marca e os coordenadores Fabiano dos Santos e Manoel Gérson.

Em sua avaliação conjuntural, o consultor legislativo Vladimir Nepomuceno, lembrou que com o registro das candidaturas nesta data (15), a atividade parlamentar será absorvida pelas campanhas nos estados.

Ainda assim, ações de unidade e luta das categorias devem ser mantidas. Nesse sentido, a reunião pediu participação nas atividades do calendário aprovadas na reunião Ampliada do Fonasefe, ocorrida dia 04 de agosto. A agenda se inicia dia 24 com ato/live pela valorização do serviço público.

Nepomuceno alertou, no entanto, que deverá haver “esforço concentrado” no Congresso Nacional no final do mês de agosto e início de setembro. A orientação é para as entidades enviarem representantes para atuarem na Capital federal.

A coordenadora Soraia Marca, que representou também o Sisejufe/RJ, registrou que mais uma vez a grande mídia tem atuado em desfavor dos servidores. Segundo ela, ao comparar a reposição básica do salário dos servidores do PJU e a mudança do subsídio dos membros do Judiciário, a mídia repassa inverdades para a sociedade. Nesse sentido é fundamental “que se faça a distinção correta entre os dois salários, porque são realidades bem  diferentes.”

O coordenador Manoel Gérson, concordou com as palavras da dirigente e denunciou o editorial do portal “O Globo” e o abaixo-assinado elaborado pelo partido Novo contra o reajuste dos servidores junto com o dos ministros, apontando como isso ” já é de praxe na agenda ideológica de ambos”.

O dirigente trouxe ainda a situação de insegurança dos servidores da Justiça Eleitoral causada pela campanha antidemocrática de desinformação de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas, saudando a Fenajufe pela série de iniciativas para pautar o tema e cobrar medidas de segurança.

Na reunião Sérgio Ronaldo da Condsef referendou o calendário de atividades aprovado na reunião Ampliada do Fonasefe, ocorrida dia 4 de agosto.

Confira:

24/08- Live/ato em Defesa dos servidores e do Serviço Público;

29/08 a 02/09 - Jornada de Luta em Brasília;

31/08 – Ato no auditório Nereu Ramos – 14 horas – Defesa do serviço Público.

Entre os encaminhamentos, a reunião manifestou total apoio à carta do Encontro Nacional de Servidores e Servidoras da Justiça Eleitoral ( Eneje)  promovido  pela Fenajufe, ocorrido dias 23 e 24 de julho. O documento assinado pelos participantes do encontro pede segurança e respeito aos servidores e servidoras da Justiça Eleitoral e com a Democracia do País.

 

Joana Darc Melo

Pin It

afju fja fndc