fbpx

Fenajufe alerta sobre os riscos da desjudicialização em reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público

Fenajufe alerta sobre os riscos da desjudicialização em reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público

O PL apresenta riscos às atividades hoje desempenhadas por importantes autores no processo judicial como oficiais de justiça; PL 4188/21 está pautado na CAE nesta terça (27)

A volta da proposta de desjudicialização foi pauta na reunião virtual da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, nesta segunda-feira (26). O tema voltou como emenda ao Projeto de Lei do Marco Legal das Garantias (PL 4188/21) no substitutivo apresentado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. O relator resgatou integralmente o PL 6204/2019 – que trata da desjudicialização da execução civil de título executivo judicial e extrajudicial.

A emenda apresenta riscos às atividades hoje desempenhadas por importantes autores no processo judicial como oficiais de justiça e estabelece a privatização da execução aos cartórios. Estabelece também que a prerrogativa da execução de bens caberá ao chamado “agente de execução” e que será exercida por tabeliães de protesto; esses passam a realizar citações, notificações, penhoras e alienação de bens.

O PL 4188/21 está pautado para esta terça-feira (27) na CAE, a partir das 09h. A coordenadora Soraia Marca pediu o apoio da Frente na articulação de uma audiência pública para que o tema seja amplamente debatido. Dessa forma, a Fenajufe defende que o projeto seja retirado de pauta.

Leia mais: Desjudicialização: pauta ressurge no Senado como emenda ao projeto de lei do Marco Legal das Garantias (PL 4188/21)

Arcabouço fiscal na próxima semana

Concluída a votação no Senado com alterações, o PLP 93/2023 (Projeto de Lei Complementar), que dispõe sobre o novo regime fiscal, volta à Câmara dos Deputados. De acordo com o consultor da Frente Vladimir Nepomuceno, a expectativa é que a votação ocorra na próxima semana.

Ainda segundo Nepomuceno, as festas juninas que ocorrem no Nordeste esvaziarão o Congresso Nacional nos próximos dias. A Federação e os Sindicatos de base têm lutado contra as amarras e gatilhos do arcabouço fiscal.

Leia mais: Arcabouço Fiscal: Fenajufe marca presença em ato contra os gatilhos e amarras em frente ao Senado Federal

Frente em Defesa da Previdência

Outro informe da reunião de hoje foi o anuncio do relançamento da Frente Mista em defesa da Previdência Social. O evento ocorrerá no dia 9 de agosto sob a coordenação do deputado André Figueiredo (PDT-CE) e do senador Paulo Paim (PT-RS).

 

Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc