fbpx

Fenajufe alerta sobre os riscos da desjudicialização em entrevista ao Jornal da Record

Fenajufe alerta sobre os riscos da desjudicialização em entrevista ao Jornal da Record

Federação também conversou com o relator da matéria no Senado; PL 4188/21, do Marco Legal das Garantias, consta na pauta do plenário na próxima quarta-feira (5)

Em entrevista ao Jornal da Record na edição do último sábado (1), a Fenajufe alertou para os riscos da proposta de desjudicialização para o Poder Judiciário. O tema voltou como emenda ao Projeto de Lei do Marco Legal das Garantias (PL 4188/21) no substitutivo apresentado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado; o relator, senador Weverton (PDT-MA), resgatou integralmente o PL 6204/2019 – que trata da desjudicialização da execução civil de título executivo judicial e extrajudicial.

A reportagem foi até o escritório da Assessoria Jurídica Nacional da Fenajufe (Cezar Britto & Advogados Associados) e conversou com o advogado Renato Abreu.

Assista:

Na semana passada, depois da sessão extraordinária da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a Fenajufe falou com o relator sobre os prejuízos do PL 6204 para os oficiais de justiça. A matéria seria votada na comissão, mas foi adiada para esta semana após pedido de vistas coletivas.

Leia mais: Desjudicialização: votação do PL 4188/21 é adiada para a próxima semana

De acordo com a Assessoria Parlamentar da Federação, o PL 4188 já consta na pauta do plenário do Senado para sessão deliberativa na próxima quarta-feira (5).

A emenda apresenta riscos às atividades hoje desempenhadas por importantes autores no processo judicial como oficiais de justiça e estabelece a privatização da execução aos cartórios. Estabelece também que a prerrogativa da execução de bens caberá aos tabeliães de protesto, chamados "agente de execução", que passarão a realizar citações, notificações, penhoras e alienação de bens.

 

Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc