fbpx

Servidores encenam sangue derramado do povo negro representando as maldades de Bolsonaro

Manifestação em frente o Palácio do Planalto coloriu o chão de vermelho em repúdio aos ataques racistas do governo

Nesta semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra, servidoras e servidores levaram a temática da resistência do povo negro para as ruas da Capital federal em mais uma semana de mobilização contra a reforma administrativa.

O ato desta manhã de quarta-feira (17) levou centenas de trabalhadores da Administração Pública das três esferas do funcionalismo, em marcha até o Congresso Nacional. A manifestação seguiu do Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios até o palácio do Planalto onde realizaram uma atividade teatral.

Usando máscaras com representação de lideranças da resistência como Zumbi dos Palmares, Dandara, Acotirene e Marielle Franco, os manifestantes entoaram cânticos e palavras de ordem repudiando manifestações racistas do presidente Bolsonaro.

A temática foi usada para fortalecer a campanha#ForaBolsonaroRacista que acontecerá no dia 20 em todo o país. Ao final da marcha o chão em frente ao Palácio do Planalto foi coberto com tinta na cor vermelha representando o genocídio de negros e negras.

O governo Bolsonaro é responsável pela desigualdade e miserabilidade que atinge principalmente a raça negra. O cenário de pandemia levou 14 milhões de brasileiros e brasileiras a insegurança alimentar com aumento do desemprego e da fome.

As mobilizações permanentes contra a PEC 32 entraram para a décima semana de intensidade, não só em Brasília como também nos estados. No último sábado (13), as mais de 300 pessoas presentes na plenária contra a PEC 32 defenderam unidade na luta para derrotar a proposta.

A cada dia as ações se multiplicam e mesmo intencionado em levar a proposta para aprovação ainda este ano, o presidente da Câmara Arthur Lira(PP/AL), declarou falta de apoio da base governista para garantir seu intento.

Os atos e mobilizações seguirão até o recesso legislativo ou até a derrubada da PEC.

Anexo II

Com foco na temática da Consciência Negra, as entidades seguem com a vigília permanente em frente ao Anexo II da Câmara. Nesta semana estão programadas apresentações artísticas e culturais para dar visibilidade à cultura afro-brasileira.

A vigília segue até a quinta-feira (18). Reunião da Operativa das Centrais Sindicais definirá os novos rumos da mobilização, agendada para acontecer até o final do ano ou até derrubar de vez a PEC-32.

Programação:

Quinta-feira 18/11:

10h - Anexo Senado Federal/Ato com os senadores contra a PEC do Calote.

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc