fbpx

banner tv fenajufe

banner radio fenajufe

banner tv fenajufe

banner fenacast

banner tv fenajufe

banner radio fenajufe

banner tv fenajufe

banner fenacast

Servidores abrem 11ª semana de protestos contra reforma administrativa

Nos aeroportos das capitais acontecem os tradicionais bota-fora, e Distrito Federal, a "recepção calorosa e afetuosa", continua com a pressão 

Mobilizados, Servidoras e Servidores Públicos de todo o pais deram inicio a mais uma semana de mobilização em Brasília, contra as PECs 32/20 e 23/21. É a 11ª com atos e protestos na Capital da República. Nos protestos, a tônica é a denúncia dos prejuízos que virão para a população, caso a reforma seja aprovada. 

Proposta pelo governo Jair Bolsonaro, a reforma administrativa - PEC 32/20 - dificultará a oferta de servoços públicos gratuítos à população que mais precisa deles. E mais: áreas sensíveis como a repressão a queimadas e desmatamento ou combate ao trabalho escravo, poderão ser extintas com a reforma. Para o social, os poucos programas sociais e contnuados em saúde que ainda não foram desativados, como a distruição de medicamentos de alto custo e até mesmo os de HIV/Aids, também podem ter o mesmo fim.

Se votar, não volta!

É com esse grito de guerra que os protestos iniciam a semana. Nos aeroportos das capitais acontecem os tradicionais bota-fora, enquanto que no Distrito Federal, a "recepção calorosa e afetuosa", continua com a pressão 

O recado é claro: deputado e deputada que votar pela aprovação da reforma administrativa - a PEC da Rachadinha - não será reeleito. Acompanhe também no TikTok, AQUI.

Considerado por alguns parlamentares como "grande sinal da vontade popular", o aviso chegou a ser ironizado pelo então relator da reforma administrativa na Comissão Especial, deputado Arthur Maia (DEM/BA) em reunião com lideranças e entidades da Frente Parlamentar Mista do Serviço público. À época ele debochou dos servidores e servidoras, vangloriando-se de ter sido reeleito pela conta vez, mesmo tendo sido relator da reforma da Previdência. 

Calendário da semana

Para essa 11ª semana de protestos, as atividades estão programadas da seguinte forma:22/11

Manutenção das atividades de pressão nos aeroportos de partida dos deputados e senadores na 2ª e 3ª feiras.

23/11

Manhã - aeroporto Brasília

Tarde - concentração em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados.

24/11

9h - encontro no Espaço do Servidor, seguido de ação

Tarde - ato no Anexo II da Câmara dos Deputados

25/11

Manhã - Ato em frente ao Senado Federal (PEC 23)

15h - reunião presencial da Operativa, na sede da CUT/DF para desenhar proposta para a semana seguinte (propostas serão deliberadas no Fórum dos TSP, sexta-feira, 11hs)

Está em construção também uma reunião com senadores, para tratar da PEC 23/21, com data e horário a confirmar. 

8/12 – Dia Nacional de Luta

O Dia da Justiça é data também indicada para um dia nacional de lutas com mobilizações, paralisações, assembleias e audiências públicas, de todo o funcionalismo, nas três esferas. Com o mote “Justiça é ter serviço público gratuito e de qualidade para todos”, o objetivo é movimentar todo o funcionalismo público de alguma forma e demonstrar a nossa indignação com a política do governo dispensada a este seguimento de trabalhadores e em consequência a toda a população brasileira, que utiliza esses serviços.

A data marca ainda o aniversário de 29 anos de fundação da Fenajufe, cuja programação será divulgada em breve.

Outras datas previstas para o período são essas:

1º/12 - O orçamento é nosso: mais verbas para os serviços públicos e reposição salarial já! (por conta do orçamento)

04/12 - Dia de Mobilização das Mulheres: Bolsonaro Nunca Mais

08/12 - Dia da Justiça - Dia Nacional de Lutas - Justiça é ter serviço público gratuito e de qualidade para todos

26/01/2022 - Marcha de Abertura do Fórum Social Mundial pela Justiça e Democracia e do Fórum Social das Resistências

Luciano Beregeno, da Fenajufe

Pin It

afju fja fndc