fbpx

banner tv fenajufe

banner radio fenajufe

banner tv fenajufe

banner fenacast

banner tv fenajufe

banner radio fenajufe

banner tv fenajufe

banner fenacast

Servidores encerram mobilização no aeroporto de Brasília em 2021 após 14 semanas consecutivas de luta contra a PEC 32

Pressão impediu o avanço da reforma administrativa no Congresso este ano; luta vai se intensificar em 2022

Após 14 semanas consecutivas, servidoras e servidores de todo o País encerraram a mobilização de pressão sobre os parlamentares no Aeroporto Internacional de Brasília em 2021. Fenajufe, Sindicatos de base, entidades do Fonasefe e de diversos segmentos do funcionalismo seguem desde outubro do ano passado (ou 14 meses) mobilizados contra a reforma administrativa (PEC 32/20) e seguirão, também, em 2022.

Pela Federação, participação dos coordenadores Evilásio Dantas e Fabiano dos Santos. Da base, representantes do Sintrajud/SP e Sintrajufe/RS.

A mobilização permanente ao longo desses meses foi importante para que a reforma administrativa não avançasse no Congresso Nacional. A PEC ainda foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e só passou na comissão especial após manobra do presidente Casa, Arthur Lira (PP-AL), que trocou oito deputados para garantir os votos favoráveis.

A partir desse momento a pressão se intensificou e, mesmo com a possibilidade da compra de votos através de emendas com o orçamento secreto, o governo não teve força para seguir com a PEC 32 este ano. O que também não é garantia de que não fará no ano que vem. Paulo Guedes, inclusive, afirmou que o governo vai insistir no avanço da reforma administrativa mesmo em ano eleitoral.

“As reformas são a plataforma do centro. O centro liberal em economia espera que as reformas continuem. Tem muita gente em volta do presidente aconselhando o presidente a não fazer a reforma administrativa. Eu acho um erro brutal”, disse Guedes.

Por isso, após o recesso de fim de ano para revigorar as energias, é importante voltar em 2022 com força máxima para derrotar de vez a PEC 32.

O coordenador da Fenajufe Fabiano dos Santos falou sobre as 14 semanas consecutivas de mobilização contra a reforma administrativa em Brasília. Assista:


Os gritos de ordem "Se votar não volta"; "À PEC da Rachadinha eu digo não, em defesa da saúde e educação!"; "Fora Bolsonaro e seus generais, ninguém aguenta mais"; "Fora Bolsonaro (genocida), Fora Paulo Guedes (parasita)" voltam ao aeroporto de Brasília em 2022.

A mobilização, no entanto, continua hoje à tarde e nesta quarta-feira (15) no Anexo II da Câmara.

Observatório

Ferramenta importante disponibilizada pela Frente Parlamentar do Serviço Público e atualizada diariamente é o Observatório da PEC 32 com os nomes dos favoráveis, contrários e indecisos para que as entidades utilizem na pressão aos parlamentares.


Acesse aqui o Observatório da PEC 32


Mobiliza Fenajufe

A Fenajufe lançou a plataforma Mobiliza Fenajufe para que as servidoras e servidores do PJU pressionem os deputados a votarem contra a reforma administrativa. Selecione o estado e envie mensagens pelo Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp. Você pode ainda personalizar um e-mail para o(a) deputado(a). Na “pastinha”, você acessa dados como as bases eleitorais do(a) parlamentar.


Acesse aqui o Mobiliza Fenajufe e pressione!


 

Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc