fbpx

No 14º Conojaf, Fenajufe destaca importância da luta conjunta em defesa da categoria

No 14º Conojaf, Fenajufe destaca importância da luta conjunta em defesa da categoria

Encontro ocorreu entre os dias 31 de agosto e 1º setembro, em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro (BA)

No segundo dia do 14º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Conojaf), a Fenajufe apresentou o trabalho desempenhado pela Federação em prol do serviço público. O coordenador Thiago Duarte representou a Federação no painel "Entidades Unidas", que destacou a união e parceria das entidades representativas em prol dos OJAFs.

Thiago destacou ainda que, atualmente, cinco Oficiais de Justiça compõem a Diretoria Executiva da Fenajufe e integram as mobilizações e bandeiras de luta da categoria, em especial, a derrota da reforma administrativa e a recomposição salarial encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao Congresso Nacional na Proposta Orçamentária de 2023.

O coordenador falou sobre a atuação da Fenajufe, Sindicatos de base e da Associação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Fenassojaf) contra o PL da Desjudicialização (6204/2019) e do trabalho conjunto promovido pelas entidades na vitória do reajuste da Indenização de Transporte (IT) nas Justiças Federal e do Trabalho.

Sobre a unidade das servidoras e servidores, o diretor alertou sobre o erro que são os sindicatos próprios dos OJAFs e reforçou que a Fenajufe é contra a fragmentação da carreira, uma vez que a luta com os demais segmentos do Judiciário (técnicos, analistas, polícia judicial) faz parte da força da categoria.

Por fim, o coordenador ressaltou a vitória e a importância que foi a aprovação no Senado do PL 3662/21, com a emenda articulada pela Federação, que estabelece o nível superior para ingresso no cargo de técnico judiciário (NS). Para Thiago, a aprovação do NS permite melhores condições de se fazer o debate das carreiras típicas de Estado para todo o Poder Judiciário, não apenas para os Oficiais de Justiça, já que agora todos são de nível superior.


Leia mais: Urgente! Senado aprova PL 3662/21 com emenda da Fenajufe que estabelece o NS para técnicos judiciários


A mesa foi conduzida pela vice-presidenta da Fenassojaf Mariana Liria e contou também com as falas do vice-presidente da Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus), Eleandro Alves Almeida; do presidente da Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil (Afojebra), Edivaldo Lima; e do presidente da União Internacional de Oficiais de Justiça (UIHJ), Marc Schmitz - Bélgica.

Além do coordenador Thiago Duarte, as coordenadoras Márcia Pissurno e Paula Meniconi participaram do evento; a coordenadora Paula falou pela Fenajufe na abertura do encontro. Os outros dois Oficiais que compõem a direção da Federação são os coordenadores Jailson Lage e Paulo Koinski.


Leia mais: Fenajufe participa de abertura do 14º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Conojaf)


O 14º Conojaf ocorreu entre os dias 31 de agosto e 1º setembro, em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro (BA). Na mesma data e local aconteceu o 4º Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça Aposentados (Enojap).

 

Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc