fbpx

Quintos: Fenajufe se reúne com assessor da AGU e leva argumentos técnicos e jurídicos pela sanção ao PL 2342/22

Quintos: Fenajufe se reúne com assessor da AGU e leva argumentos técnicos e jurídicos pela sanção ao PL 2342/22

Federação realizou uma jornada de reuniões nesta curta semana de feriado com encontros no Ministério do Planejamento e Orçamento, Casa Civil e AGU


Encerrando a jornada de reuniões da semana pela sanção ao PL 2342/22, a Fenajufe se reuniu, nesta quarta-feira (6), com o assessor especial de Assuntos Parlamentares e Federativos da Advocacia-Geral da União (AGU), Daniel Lopes Coimbra. A Federação levou todos os argumentos técnicos e jurídicos pela sanção sem vetos ao projeto. O encontro ocorreu na Câmara dos Deputados, no gabinete do deputado Ricardo Silva (PSD-SP), que articulou a reunião.

Participaram as coordenadoras Lucena Pacheco e Soraia Marca, além da assessora técnica, Vera Miranda; da assessora parlamentar, Fernanda Modelli; e da advogada Larissa Awwad e do advogado João Marcelo, da Assessoria Jurídica Nacional (AJN – Cezar Britto e Advogados Associados). Participação também da assessora do deputado Ricardo Silva, Kelly Dionisio.

Como nas últimas reuniões, a Federação levou todos os argumentos técnicos e jurídicos pela sanção do projeto e reiterou ao assessor especial da AGU que a sanção ao PL 2342/22, com as quatro emendas, corrige uma grande injustiça para uma parcela da categoria que recebe os quintos e ficou sem a recomposição. Além da emenda pela não absorção dos quintos nas parcelas de recomposição salarial parcial, as outras emendas tratam:

da legalidade da acumulação da VPNI e GAE dos oficiais de justiça;

da transformação para técnicos do adicional de qualificação por diploma (de ensino superior) em Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI); e

da essencialidade dos cargos das carreiras do judiciário.

Confira o relato da coordenadora Lucena Pacheco após a reunião:

Daniel ouviu todos os argumentos e informou que levará os documentos e notas técnicas da Fenajufe à Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e conversará com o secretário de Atos Normativos da AGU, Cesar Carrijo.

Numa jornada de articulações e encontros pela sanção ao PL 2342/22 a Fenajufe se reuniu, nas últimas semanas, no Ministério da Gestão e da Invocação em Serviços Públicos (MGI); no Ministério da Justiça (MJ); no Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO); na Casa Civil e, hoje, com a AGU. E o trabalho continuará forte até a sanção do projeto com as quatro emendas.

PL da polícia judicial

Além do material sobre o PL 2342/22, a Fenajufe entregou ao assessor da AGU documento sobre o PL 2447/22, do Supremo Tribunal Federal (STF), que está na Comissão de Administração e Serviço Público (CASP) da Câmara dos Deputados. O relator, deputado Bruno Farias (Avante-MG), acatou integralmente as emendas articuladas pela Fenajufe, em conjunto com o Sisejufe/RJ - sindicato de base. O projeto permite que o servidor do Poder Judiciário, com Gratificação de Atividade de Segurança (GAS), possa acumulá-la com função comissionada ou cargo em comissão.

A expectativa é que o projeto seja incluído na pauta da CASP em breve.

Leia mais:

 Na Casa Civil, Fenajufe defende a sanção sem vetos ao PL 2342/22

 Fenajufe articula no Ministério do Planejamento e Orçamento apoio à sanção ao PL 2342/22

 Fenajufe busca apoio para sanção ao PL 2342/22 no Ministério da Justiça

 Fenajufe se reúne com assessor do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em busca de apoio do Executivo nas pautas do Judiciário

 

Raphael de Araújo

Pin It

afju fja fndc